Por Arthur Barbalho
O sistema RegulaRN, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) foi apresentado oficialmente ao Secretário de Saúde Pública do estado, Cipriano Maia. A cerimônia de entrega aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (8) no prédio da Sesap/RN, em Natal.
O encontro reuniu um pequeno grupo de funcionários da Sesap/RN e pesquisadores do LAIS, todos respeitando as orientações sanitárias de segurança da própria secretaria, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
O sistema, que já está em uso pela equipe da Central Metropolitana de Regulação da Sesap/RN, resolve um problema histórico da pasta, uma vez que o serviço era feito através de planilhas pela equipe da secretaria, conforme lembrou o médico regulador Paulo Gonçalves de Medeiros Filho.
“O RegulaRN trouxe a possibilidade de regulação dentro do contexto da Central Metropolitana de Regulação, porque integra o módulo regulador e os prestadores com muita segurança. Até então, nós trabalhávamos de uma forma muito rudimentar, através de planilhas simples. O LAIS nos trouxe com o RegulaRN esta possibilidade de avançar com o sistema de regulação do estado. Graças ao sistema, vamos poder atuar com mais celeridade e segurança administrativa”, recordou ele.
É importante destacar também que após a pandemia, o sistema RegulaRN poderá ser utilizado para todo o sistema de leitos do estado, garantindo um controle e monitoramento em tempo real para os gestores de saúde pública sobre a ocupação destes serviços hospitalares.
Durante sua apresentação, o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, lembrou que o RegulaRN cumpre também uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF/RN) e do Ministério Público (MP/RN). “O sistema é uma criação da equipe do LAIS, mas que vai impactar positivamente toda a cadeia de saúde do estado, tanto pública e privada. O serviço ganha ainda mais importância por ser uma recomendação do MPF/RN e do MP/RN, que acompanham o avanço da pandemia no estado e tem atuado também para garantir o sucesso neste trabalho de enfrentamento da Covid-19”, disse.
Segundo o titular da Sesap/RN, Cipriano Maia, o sistema RegulaRN representa um avanço importante o sistema de saúde do estado. “O desenvolvimento desse e de outros produtos do ecossistema tecnológico desenvolvido pela equipe do LAIS com certeza será um ganho muito grande para o nosso sistema de saúde, possibilitando o desenvolvimento da pesquisa e da inovação com os dados que poderemos coletar, bem como o desenvolvimento do serviço, a partir da habilidade humana, São criações que terão impacto social”, destacou o secretário.