Nesta semana uma equipe de pesquisadores do LAIS, juntamente com o representante do Partido Social Liberal no RN (PSL/RN), general Araújo Lima, visitou o Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba. O objetivo da visita é a prospecção de um espaço para a instalação de hospital para crianças com câncer.

A equipe foi recebida pelo o diretor administrativo do Instituto, Jovan Gadioli. Além dele e do coronel Araújo Lima, participaram da visita o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, a professora e pesquisadora Karilany Coutinho, além dos pesquisadores Jane Dantas, Janaína Rodrigues e Arthur Barbalho, além da representante do projeto Governo Cidadão, Daniella Medeiros Cavalvanti.

A meta do grupo de trabalho é o desenvolvimento de um projeto para adaptar o espaço que fica no ISD para receber a unidade hospitalar voltada para o tratamento do câncer infantil. A proposta prevê ainda a instalação de uma escola de educação infantil e um instituto de pesquisa no local.

De acordo com o professor Ricardo Valentim, a instalação tem potencial para ser um centro de excelência mundial no setor. “Temos aqui um excelente espaço, que quando estiver devidamente adaptado, poderá atender crianças do RN, de toda a região Nordeste, das demais regiões do Brasil e de outras partes do mundo. Um local onde ensino, pesquisa e extensão andarão lado a lado, possibilitando formação de qualidade para profissionais de diversas áreas do conhecimento, bem como atendimento humanizado para os pacientes. O apoio de representantes ligados ao Governo Federal, como o general Araújo Lima, é primordial para que possamos realizar este trabalho”, destacou.