Com a participação de representantes das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, o LAIS está promovendo, até o próximo dia 6, o Seminário Nacional de Integração do Ensino Técnico no SUS ao Projeto “Sífilis Não”. O evento, em formato híbrido, com parte dos participantes presenciais e outra parte, virtual, tem como objetivo principal estender ao Público atendido pelas Escolas, módulos educacionais do Projeto “Sífilis Não” através do AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde) e nos Ambientes Virtuais das próprias escolas.

A programação foi aberta pela fala do coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, que ressaltou a importância das escolas na articulação e promoção da educação ao longo da vida e, no tocante à sífilis, na formação do profissional, que é responsável pela qualidade do serviço de atendimento ao público nas unidades de saúde.

Ao longo da programação, os participantes puderam conhecer alguns dados sobre a sífilis no Brasil, detalhes sobre o próprio Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o LAIS, que vem sendo desenvolvido desde 2017, além de palestras sobre a importância da formação em saúde e dos processos de comunicação.

O Seminário conta com a coordenação do chefe da divisão de tecnologia aplicada a educação na saúde da Escola de Saúde Pública do Paraná, (DTAES), Aldiney Doreto, que também é pesquisador do LAIS.

Além da abertura realizada pelo professor Ricardo, os pesquisadores Rodrigo Silva, Eloiza Oliveira e Juciano Lacerda, também ministraram palestras no primeiro dia do Seminário. Os outros dias da programação estão reservados para a abordagem de temas práticos, como a utilização dos recursos educacionais abertos, e para oficina de trabalho.