Por Valéria Credidio – ASCOM / LAIS
Com seis anos de atuação, o Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebeu conceito 4 na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão federal ligado ao Ministério da Educação, responsável pelo acompanhamento de todos os programas de pós-graduação no Brasil. Para os programas de mestrado, a escala de avaliação vai até o conceito 5, o que indica o excelente trabalho desenvolvido em Inovação em Saúde.
O programa foi criado em 2016, na área Capes de Medicina III, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao Centro de Tecnologia (CT) da UFRN, por meio de uma parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). “O LAIS tem sido um grande parceiro, o que permite que os docentes possam estar inseridos em projetos de pesquisa estruturantes e com foco na internacionalização, o que contribuiu muito para que o programa obtivesse êxito na avaliação quadrienal da Capes, obtendo conceito 4, o que representa um bom desempenho do programa”, ressaltou o coordenador do PPgGIS, José Adailton da Silva.
Atualmente o programa conta com 22 docentes permanentes, de diversas áreas de formação e que atuam nas linhas de ensino na Saúde, Governança, Políticas Públicas e Tecnologia em Saúde. De acordo com o coordenador, o objetivo principal do programa é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e formação profissional em saúde, em consonância com as políticas de Educação, de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação. “É importante destacar que o PPgGIS não mede esforços para ampliar a qualidade do programa e está em processo de discussão de incremento de um doutorado profissional, o que possibilitará avançar nos critérios avaliativos da Capes”, reforçou.
Além disso, os produtos acadêmicos, técnicos e tecnológicos advindos do programa possibilitam uma produção intelectual com impacto direto na sociedade, uma vez que os discentes são profissionais vinculados a diversos serviços, incluindo a parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
De 2016 até o momento, já foram ofertadas 116 vagas para o Mestrado Profissional do PPgGIS, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico e formação profissional em saúde, em consonância com as políticas de Educação, de Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o Brasil.