Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

“Vir a Brasília para apresentar uma experiência exitosa na relação SESAP-LAIS foi muito importante por que, além de acreditar que estamos no caminho certo, tivemos a possibilidade de entender que vamos precisar estreitar ainda mais as relações”, a declaração foi dada pela enfermeira Renata Silva Santos, coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), que participou do encontro, nesta quarta-feira (29), entre pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e integrantes da equipe da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS). A profissional de saúde falou sobre a transparência gerada pelos sistemas aplicados à regulação de pacientes e leitos no estado potiguar.

Construir soluções tecnológicas como essas, que fazem parte do Regula RN, e atendem às demandas da Saúde Pública no estado e em outros lugares do país, é uma realidade no cotidiano do LAIS/UFRN, que concentra profissionais de diversas áreas do conhecimento. De forma transdisciplinar, o Laboratório contribui com inovações que chegam aos que dependem dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da representante da SESAP/RN, as pesquisadoras do LAIS/UFRN, Joseli Brazorotto e Karla Coutinho, estiveram, presencialmente, na reunião, que contou com a participação remota dos também pesquisadores do Laboratório: Higor Morais, Sheila Balen e Aryelly Nunes.

Dentro do organograma do Ministério da Saúde, a SEIDIGI/MS responde pela formulação de políticas públicas orientadoras para a gestão da saúde digital e colabora com o uso e a incorporação de produtos e serviços de informação e tecnologia da informação e comunicação, como é o caso do Telessaúde, que tem como principal finalidade atuar para a expansão e a melhoria do acesso aos serviços de saúde, enfatizando a Atenção Primária à Saúde (APS), refletindo na redução do tempo de espera para atendimentos ou diagnósticos especializados e também na diminuição dos gastos com transporte dos pacientes e dos profissionais de saúde, no caso das regiões distantes dos grandes centros urbanos.

O Núcleo do Telessaúde no Rio Grande do Norte é gerenciado por pesquisadores do LAIS/UFRN e do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI). Durante sua explanação, Higor Morais, que é diretor técnico do Núcleo, apresentou informações sobre os serviços prestados pelo Telessaúde no estado e discutiu os avanços na área de Saúde Digital, com a implementação de atendimentos de telediagnóstico que possam contribuir com redução das filas dos que procuram prevenir e tratar a osteoporose, doença caracterizada pela perda da densidade dos ossos, e os problemas relacionados à saúde auditiva, especialmente, aqueles que têm idade escolar.

Ao final da agenda de trabalho, o diretor do Departamento de Saúde Digital da SEIDIGI/MS, Cleinaldo Almeida, falou sobre as expectativas de parcerias para serem iniciadas no próximo ano e avaliou essa troca de informações como relevante para fomentar o trabalho colaborativo: “é um momento importante de compreender os projetos que vêm sendo executados pelo LAIS, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e um momento de alinhamento, aqui com o Departamento, ampliando esse diálogo para 2024”. Em agosto de 2023, o consultor da SEIDIGI/MS, Adenilson Miranda, realizou uma visita técnica ao LAIS/UFRN e pôde conhecer as principais iniciativas do Laboratório. Durante a reunião, ele reforçou a importância dessa aproximação para o êxito das ações conjuntas que estão por vir.