AVASUS atinge a marca de 200 cursos; plataforma promove conhecimento livre e aberto

No mês de novembro, o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) alcançou uma marca histórica: 200 cursos cadastrados na plataforma. A grandiosidade dessa iniciativa é confirmada com a ajuda de outros números: são mais de 456 mil usuários cadastrados e mais de 972 mil matrículas realizadas (já que um mesmo usuário pode matricular-se em mais de um curso). O AVASUS é uma iniciativa desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS).

O curso de número 200 disponibiliza conhecimentos acerca da gestão documental. Nele, são abordados aspectos gerais da gestão de documentos, incluindo: objetivos e importância, breve histórico da capacitação referente a atividade no âmbito do Ministério da Saúde, noções de Arquivologia, valores documentais, conceito, classificação, avaliação, transferência e eliminação de documentos, dentre outros. Além disso, ainda são apresentadas orientações relativas à assistência técnica ofertada pela Coordenação de Arquivo e disponibilizada às unidades do Ministério da Saúde instaladas em Brasília.

Referência em EAD, o AVASUS possui o objetivo de promover conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde. Todos os módulos são elaborados de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm objetivo de qualificar a formação de profissionais e trabalhadores da Saúde.

Link para o curso de Gestão de Documentos: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=307