Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Uma das principais expertises que o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) tem conquistado, ao longo do tempo, é a atuação em processos de construção e consolidação de Acordos de Cooperação Técnica Internacional com instituições de ensino e de pesquisa de várias partes do mundo. Nesta sexta-feira (14), foi assinado um Plano de Trabalho com a Universidade Aberta da Catalunha (UOC), com sede em Barcelona, na Espanha. O documento define as atividades que necessitam ser executadas, com vistas a atingir os resultados previstos nesses acordos.

Além de representação da instituição estrangeira, na sala de reuniões da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), no Anexo 2 do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estiveram presentes pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN), do LAIS/UFRN e o secretário de Relações Internacionais da UFRN. Segundo Aderson Farias, por meio do LAIS, “o fazer ciência, inovação e pesquisa da UFRN está influenciando instituições lá fora e isso é extremamente desejável”, comemorou o secretário da SRI, após assinar o documento.

De acordo com a diretora do eHealth Center, centro de pesquisa da Universidade Aberta da Catalunha (UOC), médica Marta Aymerich, há um ano, LAIS e UOC estão trabalhando para o desenvolvimento desse Plano de Trabalho. Aymerich enfatiza dois aspectos importantes dessa parceria: a transdisciplinaridade e a pesquisa translacional. “A colaboração entre disciplinas que o LAIS tem, além de ser muito conceituada, é realizada na prática e queremos aprender quais métodos são usados para que nossa interdisciplinaridade, na UOC, seja mais forte”, pontuou.

E no quesito translacional, a dirigente espanhola destacou que essa “é a ideia de pensar sempre no destinatário final da pesquisa, desde o início, quando se levanta as hipóteses; esse é um caminho que temos percorrido há alguns anos e acredito que podemos compartilhar com LAIS”. O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, celebrou o novo trabalho de colaboração internacional e deu ênfase ao papel do Setor de Relações Institucionais do LAIS: “sempre que captamos um projeto, destacamos a necessidade de se ter uma previsão para ações de internacionalização, pois o mundo precisa saber o que estamos fazendo aqui no Brasil e nesse ponto, o nosso setor dá todo o suporte”.

Sobre a UOC

A Universidade Aberta da Catalunha (UOC) é uma universidade global, nativa digital, cuja missão é assegurar, com um mandato público, a aprendizagem ao longo da vida dos cidadãos. Para cumprir esse objetivo, gera conhecimentos centrados na interação entre a tecnologia e as ciências humanas e sociais. Atualmente, a Universidade Espanhola possui 87 mil estudantes em 138 países e mais de 500 pesquisadores.