Por Arthur Barbalho

Profissionais de unidades de saúde do município de Mossoró participaram nos últimos dias de uma capacitação para utilizar o sistema RegulaRN, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). A ação, de acordo com os responsáveis, visa melhorar a capacidade de gestão de leitos hospitalares no estado, bem como dar maior transparência à sociedade sobre a situação dos leitos de internação na região Oeste e demais regiões do estado.

O treinamento foi ministrado pelo pesquisador Nícolas Veras, do LAIS, em parceria com uma equipe da Central de Regulação da Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP/RN). O procedimento cumpriu todas as recomendações de segurança sanitária estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela própria SESAP/RN.

De acordo com o pesquisador, foram capacitados profissionais de uniddes de saúde de diversas unidades da região. “O período em Mossoró foi extremamente produtivo, pois realizamos 7 capacitações para profissionais de saúde que estão atuando no combate à COVID-19 no RN nas mais diversas unidades, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Central de Regulação do Oeste e Hospitais Prestadores. O objetivo das capacitações foi tirar dúvidas dos usuários e explicar todas as funcionalidades do RegulaRN, que é bastante completo e de fácil operação”, afirmou.

Para Adriana Cunha, Coordenadora do Complexo de Regulação do Oeste, a iniciativa foi importante para o serviço na região, uma vez que a cidade recebe pacientes de outras localidades do Oeste do estado. “O RegulaRN vem otimizar o processo de trabalho já instituído, de maneira dinâmica e ágil. Por ser um sistema de informação vivo, pode se adequar as necessidades inerentes a realidade local, a partir da visão técnica do profissional da regulação. Como sistema, ele traz agilidade e transparência no processo de regulação de leitos, e com certeza em breve ampliaremos sua aplicação na regulação de leitos de UTI gerais e demais especialidades. Quero enfatizar a disponibilidade integral da equipe do LAIS na capacitação e suporte técnico para as equipes que operam o sistema, e também parabenizar às equipes do laboratório e do Complexo Estadual de Regulação”, disse.

Recomendação do MPF/RN e MP/RN
O Ministério Público Federal (MPF/RN) e Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendaram ao Governo do Estado que mantenha atualizada a plataforma RegulaRN, que faz a regulação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no RN. A ação visa garantir um maior controle da situação em virtude da pandemia do novo coronavírus. O sistema é uma realização do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Segundo o MPF/RN, a ação é de suma importância para efetivação do sistema e a devida regularização e monitoramento do número de leitos em todo o estado. A recomendação foi feita pelo procurador Fernando Rocha de Andrade.

De acordo com o procurador da República, a plataforma desenvolvida pelo LAIS atende os requisitos exigidos pela legislação de saúde, ao mesmo tempo que se presta como ferramenta fundamental para os gestores públicos acessarem, em tempo real, informações sobre a situação dos leitos direcionados para pacientes infectados pela COVID-19 no RN. O representante do MPF/RN destacou que o sistema “é um instrumento dinâmico e intuitivo, que traz transparência na regulação de leitos no estado”.

Ecossistema Tecnológico
O Regula RN integra o Ecossistema Tecnológico criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN. No total, são 10 aplicativos e/ou sistemas que contemplam a capacitação de profissionais e gestores de saúde, bem como a população em geral; monitoramento dos números referentes à pandemia da COVID-19; Telessaúde e monitoramento dos serviços de saúde.