Por Anderson de Almeida – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

A Universidade Aberta de Portugal recebeu hoje (30) pesquisadores do LAIS/UFRN e de outras universidades da Europa para participarem do 1o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Aberta Massiva & Saúde: Teorias e Práticas da Educação Aberta a Distância. O evento, comandado pelo LE@D (Laboratório de Educação a Distância e E-Learning da Universidade Aberta de Portugal), foi realizado no auditório III, no Palácio Ceia e teve o formato híbrido com participantes de Lisboa, Roma, Natal, Curitiba, Rio de Janeiro e outras cidades.

O seminário teve o objetivo de fortalecer a relação de intercâmbio de conhecimento entre o LAIS e o LE@D e apresentar pesquisas em andamento nas instituições, a fim de aprimorar o desenvolvimento do plano de trabalho vigente.

Essa parceria faz parte do acordo de cooperação entre a UFRN e a UAb-PT no âmbito do Projeto de Formação Humana em Saúde no contexto dos ODS – objetivos de desenvolvimento sustentável, e foi realizado em parceria com o PPgGIS – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde e o Doutoramento em Educação a Distância e e-Learning da UAb/UMinho.

Para o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, “toda parceria, toda cooperação técnica internacional traz ganhos horizontais para as instituições envolvidas. O LE@D tem expertise na sua área pela Europa e no Brasil estamos trabalhando forte com o AVASUS para qualificar cada vez mais os profissionais de saúde e investir em pesquisas na área com novos doutores”.

O LE@D possui vasta experiência no campo europeu com relação à educação a distância mediada por tecnologia, principalmente, na perspectiva dos MOOCS e no Brasil o LAIS/UFRN lidera essa questão por meio do Ambiente de aprendizagem do SUS, o  AVASUS.

Para Lina Morgado, que faz parte do LE@D, “É muito importante este evento, pois aqui temos um know how de mais de 10 anos de atuação. Compartilhar esse conhecimento e absorver novos é uma tarefa nossa como universidade. O LAIS e os colegas brasileiros têm contribuído muito para isso”.

A ideia é fortalecer a parceria com o LE@D e para que, junto ao LAIS/UFRN, possa surgir, também, uma parceria ibero-americana, em solidariedade com uma relação sul-sul com países africanos de língua portuguesa.