Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Um grupo de trabalho será criado com representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) para discutir a implantação do Sistema Regula RN, módulo Leitos, na unidade que integra a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Esse foi o principal encaminhamento apresentado após uma reunião, realizada na semana passada, na Sesap/RN, e que reuniu profissionais que atuam com a regulação no estado. Só para se ter uma ideia, cerca 1.700 leitos, incluindo leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva, já estão cadastrados nesse sistema.   

As discussões foram conduzidas pela secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, com a participação do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, da superintendente do HUOL/UFRN, Eliane Pereira, e do diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim. Lyane Ramalho destacou um dos problemas enfrentados, no momento em que um paciente da Rede SUS RN é encaminhado para o HUOL/UFRN. De acordo com ela, ao ingressar na unidade hospitalar, não se tem mais acesso às informações sobre o paciente, como detalhes sobre seu atendimento e a evolução do seu quadro de saúde.

É que o HUOL/UFRN utiliza um sistema nacional de regulação, chamado SISREG, e, atualmente, por falta de integração com o Regula RN, os dados do paciente são repassados, pelos profissionais da Sesap/RN, por e-mail, para o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Universitário, o que pode comprometer o tempo de resposta a essa demanda. O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, disse que a adesão do HUOL ao Regula RN Leitos será estudada, levando em consideração a preservação das atividades de formação aos estudantes universitários que realizam residência em diversas áreas de saúde, dentro do hospital. 

“Esse diálogo precisa ser constante, dada a importância que o hospital tem também para o contexto do SUS aqui no nosso estado; foi uma reunião muito produtiva e nós vamos continuar com esse diálogo”, enfatizou o reitor da UFRN. Segundo Lyane Ramalho, o Regula RN está implantado em 21 hospitais e a ideia é aprofundar o debate em torno da implementação desse sistema no primeiro hospital voltado para o ensino no estado. “A gente vai estar formando um grupo de trabalho para que possamos entender como o Regula RN se adapta ao processo de trabalho do HUOL, que é um hospital universitário e que recebe alunos”, finalizou.    

Durante o encontro, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, reforçou que a solução tecnológica desenvolvida por pesquisadores do Laboratório contribui com “a transparência, com a tomada de decisão dos gestores de saúde e com o controle social na oferta de leitos do Sistema Único de Saúde”. A superintendente do HUOL/UFRN, Eliane Pereira, se mostrou disposta a conhecer mais sobre a ferramenta: “essa integração com o Regula RN vai ser uma experiência que vamos estudar, junto com a secretária, junto com o grupo de trabalho, para que seja mais claro e mais fácil também esse trabalho de regulação”.