Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

A semana começou com bons resultados para o reforço e a ampliação de parcerias na Europa. Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2022, pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) participaram de uma série de atividades acadêmicas e científicas no prédio centenário do Palácio Ceia, sede administrativa da Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT), em Lisboa. Nesta quarta-feira (21), último dia da missão internacional, o LAIS/UFRN e a UAb/PT firmaram um novo termo de Cooperação Técnico-científica e operacional com duração de cinco anos.

O recente acordo com a UAb/PT, com quem o LAIS/UFRN desenvolveu, nos últimos anos, cooperação no âmbito do Projeto “Sífilis Não”, prevê o desenvolvimento de pesquisas, processos educacionais, ações de extensão e inovação voltados à Saúde Digital. Os desdobramentos dessa parceria institucional serão nas áreas de Ciências de Dados, Inteligência Artificial e Interoperabilidade entre Sistemas de Saúde e, ainda, Avaliação das Políticas Públicas de Saúde. O tema Aprendizagem ao Longo da Vida Mediada por Tecnologia também entrou na pauta da discussão. O auditor-geral do Sistema Único de Saúde (SUS), Cláudio Costa, participou das discussões do acordo que inclui a possibilidade de qualificação de auditores do SUS nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.

Para a reitora da UAb/PT, Carla Padrel, “é de fato a renovação de um programa de trabalho que já tem sido desenvolvido e, obviamente, com muito sucesso, porque essas parcerias só funcionam quando são benéficas para ambas as partes”. Ainda de acordo com a dirigente portuguesa, a área de Saúde Digital ganhou destaque global durante a pandemia da covid-19 e será importante a troca de expertises com o LAIS/UFRN para o aprendizado mútuo dos pesquisadores portugueses e brasileiros.

Segundo o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, essas atividades “demonstram a força da cooperação técnica internacional, que fortalece a rede de pesquisa internacional do Brasil, da UFRN, do LAIS, e que entrega resultados para o Sistema Único de Saúde do Brasil, bem como, para os demais países envolvidos”. Como parte da agenda de trabalho, Ricardo Valentim integrou duas bancas de defesa de doutorado da UAb/PT. Os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do LAIS/UFRN, Thereza Mareco e Mauricio Oliveira Junior, abordaram questões relacionadas ao enfrentamento da epidemia de sífilis e foram as últimas defesas presenciais de 2022 da instituição portuguesa.

Encerrando a programação acadêmica da missão do LAIS/UFRN em Portugal, pesquisadores dos Projetos “Sífilis Não” e revELA apresentaram o andamento dos estudos desenvolvidos nos cursos de doutorado da Universidade de Coimbra (UC) e UAb/PT. “É muito importante um momento como esse, bastante construtivo, principalmente para nós, que estamos na reta final, e isso só faz com que cresça o trabalho e dê mais robustez para uma defesa com êxito”, avaliou a pesquisadora do LAIS/UFRN, Milena Duarte, que é estudante de doutorado da UC.