Por Gabriel Mascena / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

A agenda de visitas ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) contou com mais participações na última semana. Na última sexta-feira (25), o Laboratório recebeu Sylvie Chevalier, microbiologista e professora da Université de Rouen Normandie (URN), na França. Além da professora, participaram da visita Matheus Pedrosa, do departamento de farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Renata Mendonça, professora da UFRN que atua na área de produtos naturais e Manoela Torres, pós-doutoranda em química pela mesma instituição.

Na oportunidade, os pesquisadores conheceram as principais bases de pesquisa e projetos desenvolvidos pelo LAIS, com destaque para iniciativas como o revELA, o AVASUS e o Sífilis Não. “A gente percebe que é um laboratório que presta um serviço importante para a sociedade do RN, onde a gente vê a interdisciplinaridade resolvendo vários problemas diferentes”, destacou o professor Matheus sobre suas impressões acerca dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório.

Após conhecer algumas das ações voltadas ao combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a francesa prospectou colaborações entre o LAIS e a URN no estreitamento de laços entre as instituições. “Sou uma microbiologista e estou na procura de estudos em estratégias de anti-infecção, então pode ser vantajoso para nós desenvolver algo sobre este tema”, enfatizou a professora.