Por Anderson Almeida – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
“Evolução tecnológica e Sustentabilidade da Auditoria Interna do SUS”. Este foi um dos temas abordados durante o Encontro Nacional dos Auditores, do Sistema Nacional de Auditoria, que contou com a participação, durante dois dias, de pesquisadores brasileiros e internacionais. Entre eles, o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim.
Durante sua fala, Valentim fez uma explanação sobre as ações do LAIS em prol da melhoria do sistema de controle da saúde pública brasileira, destacando as atividades desenvolvidas pelas equipes do laboratório, por meio dos projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde, com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e através de cooperações internacionais com instituições de pesquisa, como a Universidade Aberta de Portugal (UaB/PT) e a Universidade de Harvard.
Ainda durante o Encontro, os pesquisadores do LAIS também participaram de outro painel, com o tema “Inovação na prática: Impactando ecossistemas em favor da auditoria do SUS”. Logo após o debate, foi assinado o Memorando de Entendimento (MdE) para desenvolvimento de cooperação técnico-científica e tecnológica sobre Regulação e Auditoria em Saúde. O documento foi assinado entre o LAIS/UFRN, a UAb-PT e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) do Ministério da Saúde do Brasil.
Reuniões
A agenda da comitiva do LAIS em Brasília não ficou restrita à participação no Encontro. A semana contou com diversas reuniões tendo como pautas o uso da tecnologia na qualidade dos serviços e atendimentos na área da saúde. A primeira delas ocorreu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para tratar do fortalecimento da Política Nacional da Pessoa com Deficiência.
Outra pauta importante foi desenvolvida Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), no Ministério da Saúde, e contou com a participação da Reitoria da Universidade Aberta de Portugal, Carla Padrel. Durante a reunião, foi abordada a necessidade de se encontrar soluções tecnológicas em torno de doenças falciforme, sangue e derivados e uma possível integração com a universidade portuguesa.
Ainda no Ministério da Saúde, a comitiva do LAIS participou de outras  duas reuniões, uma com a diretora de Programa na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Angelica Espinosa Barbosa Miranda e a segunda com o secretário executivo do MS, Swedenberger do Nascimento Barbosa.