São mais de 320 cursos, 850.289 pessoas registradas, 2.224.865 estudantes matriculados, 1.369.470 certificados emitidos, com participantes de mais de 50 países diferentes. Esse são alguns números do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS, o AVASUS, que vem auxiliando na transformação do cotidiano da saúde pública brasileira por meio da formação continuada em trabalho. Esses dados são tão relevantes que se transformaram em artigo científico, publicado recentemente na Revista Científica Frontiers in Medicine, uma dos periódicos científicos mais respeitados do mundo.

Com o título Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS): Efficiency of Results, Impacts, and Contributions”, o trabalho aborda a formação ofertada por meio dos recusos educacionais abertos do AVASUS (https://avasus.ufrn.br/) e como esta formação contribui para melhorar os serviços de saúde já existentes no sistema pública de saúde, embasando, também, a criação de novos serviços necessários para a população.

Para o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, o AVASUS incorpora inovação para a educação permanente em saúde, possibilitando que milhares de trabalhadores do SUS possam organizar sua educação ao longo da vida. “Esse aspecto impacta positivamente, não somente no sistema público de saúde, induzindo resiliências e responsividade, mas também socialmente, ao contribuir para que o Brasil implemente a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da execução de diversos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Sobre o AVASUS
O AVASUS, atualmente, é uma das mais importantes tecnologias educacionais do mundo, e uma das maiores plataformas educacionais na área de saúde da Região das Américas. Implementada desde 2015, a plataforma contribuiu com o Sistema Único de Saúde do Brasil, o SUS, em várias crises de saúde pública. Em mais de sete anos, o AVASUS tem desenvolvido recursos educacionais abertos direcionados para os principais desafios enfrentados pela saúde no país, como a epidemia do zika Vírus, e os surtos de microcefalia, a epidemia de sífilis e a pandemia de covid-19.

Para ler o artigo, acesse o link a seguir: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmed.2022.896208/full

Citação:

Valentim, R. A. d. M., de Oliveira, C. A. P., da S. de Oliveira, E., Ribeiro, E. L., da Costa, S. M., Morais, I. R., et al. (2022b). Virtual learning environment of the brazilian health system (avasus): Efficiency of results, impacts, and contributions. Frontiers in Medicine. 9:896208. doi:10.3389/fmed.2022.896208