Por – Heloísa Lemos/ASCOM/LAIS/UFRN

O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Dr. Almino Fernandes (LACEN/RN) recebeu a doação de equipamentos entregues por meio do projeto “Sífilis Não”, por intermédio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). A entrega ocorreu na sexta-feira (20), na sede do próprio LACEN.

Ao todo, foram três maquinários: duas cabines de segurança biológica hospitalares e um freezer vertical -30ºc para banco de sangue, recebidos pelo Diretor Administrativo do laboratório, Derley Galvão. “Essa doação é extremamente importante porque permitirá que façamos a substituição de equipamentos antigos e avancemos em ações que já realizamos aqui no LACEN. Por exemplo, uma das cabines de segurança biológica poderá ser usada no setor de imunologia que não tinha esse equipamento, o que permitirá que os processos de trabalho sejam aprimorados e simplificados”, explica Derley Galvão.

O diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, falou sobre a importância da doação para o projeto “Sífilis Não”: “O projeto Sífilis Não tem como um de seus objetivos estruturar a Rede Sentinela, que tem desempenhado um papel importante no diagnóstico da sífilis e de outras IST. Então, trata-se de um projeto muito importante de apoio ao diagnóstico na atenção primária, na rede especializada e na alta complexidade. Para que isso ocorra, o objetivo é apoiar a estruturação do LACEN através da doação desses equipamentos, melhorando a capacidade de testagem e qualificando o manejo de pacientes diagnosticados com o agravo, sejam homens, mulheres, gestantes ou bebês.

Além do LACEN, no Rio Grande do Norte, outras ações de entrega de equipamentos também estão sendo realizadas em diversas cidades do país, sendo essa uma das metas do projeto “Sífilis Não”.