Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

No dia dedicado aos professores, uma ação uniu educação, comunicação e prevenção em saúde para o enfrentamento à sífilis. Na Unidade Básica de Saúde da Família Felipe Camarão III, em Natal/RN, foram realizados testes rápidos para sífilis e HIV, distribuição de preservativos e rodas de conversa sobre a enfermidade. A iniciativa integra a programação do chamado “Outubro Verde”, mês dedicado ao combate à sífilis e contou com o apoio da Equipe de Comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Projeto “Sífilis Não”.

De acordo com Tayane Souza, chefe do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Natal/RN, até o fim do mês de outubro essas ações serão replicadas em unidades básicas de saúde dos cinco distritos sanitários da capital potiguar (Norte I, Norte II, Sul, Leste e Oeste). “É muito bom contar com o apoio do Projeto ‘Sífilis Não’, dando esse suporte nas ações de comunicação e de divulgação das atividades de prevenção à sífilis”, complementou Tayane Souza.

O diretor da UBS Felipe Camarão III, Anderleson Barros, destaca que a unidade “é referência no diagnóstico e tratamento da sífilis e que esse mês evidencia o que já é realizado ao longo do ano, com a testagem rápida e acompanhamento dos pacientes”. Valéria Credidio, que atua na Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN e do “Sífilis Não”, esclarece que a educomunicação é uma das vertentes do projeto e que estar próximo da comunidade contribui para discutir essa importante questão de saúde pública e alertar sobre como prevenir.

O Projeto “Sífilis Não” é executado pelo LAIS/UFRN em parceria com o Ministério da Saúde e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e tem como objetivo principal: reduzir a sífilis adquirida e em gestantes e eliminar a sífilis congênita no Brasil. Ainda como parte dessas ações preventivas em Natal/RN, na próxima quarta-feira (19), na Escola Estadual Walfredo Gurgel, em Candelária, e no próximo sábado (22), na UBS Felipe Camarão II, a Equipe de Comunicação do Laboratório e do “Sífilis Não” facilitará oficina de produção de vídeo com celular para estudantes e dará suporte na divulgação de informações sobre esse agravo.