Por Valéria Credidio – Ascom LAIS

Falar sobre a importância da prevenção, a testagem e o tratamento da sífilis. Esse foi o trabalho desenvolvido por pesquisadores do Projeto Sífilis Não dentro da Feira da Diversidade, promovida em São Paulo, durante a última quinta-feira, dia 16. O Projeto Sífilis Não é uma promoção do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). A participação do LAIS na Feira da Diversidade foi uma ação conjunta com a Rede Gay do Brasil com o objetivo de alertar sobre o enfrentamento da sífilis.

Durante todo o dia, diversas ações foram desenvolvidas com os visitantes da feira, com a distribuição de preservativos, masculinos e femininos, com a orientação sobre o a importância do seu uso correto como forma de prevenção à sífilis.

Os pesquisadores fizeram a orientação quanto os sintomas da IST, da importância da testagem e do tratamento, ressaltando o fato que o sistema de saúde público oferece todo o acompanhamento necessários para as pessoas que testarem positivo. Entre as pessoas que visitaram o estande estava Milena da Silva. Aos 20 anos de idade, Milena já foi diagnosticada com sífilis durante a gravidez de seu filho, que hoje tem quatro anos.

“Na época fui ao posto para fazer o pré-natal e eles descobriram que estava doente”, conta ela, que estava trabalhando durante a Feira da Diversidade. Milena relata, ainda, que graças ao teste feito pode fazer o tratamento, junto com o marido, e o bebê nasceu saudável. “Ele ainda faz acompanhamento no posto, mas está bem. Ele não tem problema nenhum”.

A Feira da Diversidade contou com outras importantes participações institucionais. Ao lado do LAIS, estiveram a Organização Internacional do Trabalho, a UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, além de representantes dos Governo Federal.

Comunicação
Com ações direcionadas para os participantes da Feira, foi montado o Jogo da Vida, uma espécie de jogo de tabuleiro onde o participante jogava o dado e passava por diversas mensagens de alerta sobre os cuidados e a prevenção da sífilis.

Outra ação direcionada à comunicação foi a presença do influencer Rafael Dumaresq, conhecido nas redes sociais e por seu trabalho com podcasts. Dumaresq conversou com os visitantes, chamando a atenção para o tema que foi trabalhado durante a Feira. Ele também gravou diversos vídeos para as redes sociais, divulgando a necessidade de cuidado com o próprio corpo. “Só se cuidando, seremos uma comunidade mais forte”.