Por Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Planejar e qualificar os serviços de saúde pública no Brasil está inserido no debate dos pesquisadores brasileiros e portugueses sobre o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça-feira (27), em Lisboa, Portugal, será realizado o II Seminário de Acompanhamento de Pesquisas da Cooperação Internacional entre LAIS/UFRN e UAb-PT.

O evento conta com a participação de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e da Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT), além de representantes do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e doutorandos que integram essa cooperação. Esse trabalho colaborativo propõe a utilização de inovações tecnológicas, ecossistemas de auxílio e a indução de políticas públicas.

A primeira palestra vai ser ministrada por Alexandre Rodrigues, diretor do Denasus, que abordará as “Perspectivas sobre a gestão da Auditoria do Sistema Único de Saúde do Brasil: transformações possíveis para melhoria do Denasus e dos serviços públicos de saúde”, seguida pela Coordenadora-Geral de Inovação e Promoção do Denasus, Adelina Feijão, com o tema “Sistema Nacional de Auditoria do SUS e seus desafios”.

No segundo momento, o grupo de estudantes de doutorado do Denasus e servidores do MS apresentam e discutem os projetos de suas pesquisas, contando com a participação de orientadores da UAb/PT e do LAIS/UFRN, dentre eles, o diretor executivo do Laboratório, Ricardo Valentim. Eles vão discutir sobre os seguintes temas: “O impacto da auditoria interna governamental do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, “A problemática das sociedades de auditorias no contexto da saúde pública global: perspectivas para o desenvolvimento sustentável do Sistema Único de Saúde do Brasil”, “Inteligência Artificial na Auditoria do SUS: Implicações para a sustentabilidade socioeconômica da saúde pública brasileira”.

Além disso, vai ser abordada a temática “Modelagem dirigida por mediação tecnológica: uma proposta de inovação e sustentabilidade socioeconômica para o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil” e “A gestão dos conhecimentos em auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro mediada por tecnologia como estratégia de desenvolvimento e sustentabilidade do Sistema Nacional de Auditoria (SNA)”.

Essa cooperação internacional impulsiona pesquisas com universidades ao redor do mundo e também avalia a efetividade das políticas públicas para fortalecer o SUS. Nessa perspectiva, o alinhamento entre os cincos doutorandos contribui diretamente na formação e inovação na área de Auditoria em Saúde.