Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Uma imersão para guardar na memória. Moradores de Curitiba, os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), Aghata Camargo, Isabelle Paola e Maximus Hossotani, que conquistaram o terceiro lugar no RECsífilis, competição audiovisual realizada pelo Projeto “Sífilis Não”, em setembro deste ano, em Natal/RN, foram até a capital federal para vivenciar momentos de muito aprendizado. A visita técnica às equipes de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) e da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro de 2022.

Essa foi a premiação recebida pelo time “Os comorguers” que produziu o vídeo “O Amor está no ar e a Sífilis também”, mostrando, a partir de uma narrativa bem-humorada, a necessidade de se colocar na rotina, de um casal de namorados, a discussão sobre testagem rápida e tratamento da sífilis. No primeiro dia de programação, em Brasília/DF, os estudantes conheceram detalhes sobre o Projeto “Sífilis Não” e como funciona a concepção da campanha de prevenção às doenças dentro do Ministério da Saúde, com ênfase às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Para a Coordenadora do Núcleo Comunicação (NUCOM) da SVS/MS, Eunice de Lima, o trabalho, desenvolvido pela equipe de estudantes de Comunicação Organizacional do Paraná, mostra como é possível alcançar os jovens com uma linguagem simples e, ao mesmo tempo, chamar atenção para os perigos da sífilis, destacando que é uma IST e que tem tratamento e cura. Ela fez algumas ressalvas técnicas em relação ao conteúdo, para explicar como é o processo de validação das campanhas dentro do Ministério da Saúde.

A jornalista do NUCOM/SVS/MS, Aede Cadaxa, acompanhou a equipe nos dois dias de atividades. Ela apresentou a estrutura de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde e, no segundo dia de agenda, levou os estudantes para conhecer a Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde (ASCOM/MS), na Esplanada dos Ministérios. “Foi um prazer receber esses jovens, ouvir sobre novas tendências, trocar experiências e apresentar a eles os bastidores da produção em Comunicação na área de saúde”, destacou Cadaxa.

Na bagagem, “Os comorguers” vão levar conhecimentos que servirão para trilhar novos caminhos profissionais. Segundo Aghata Camargo, a visita técnica “me fez enxergar o poder da Comunicação na vida das pessoas e o quanto impacta na população uma estratégia bem-feita”. Já Isabelle Paola considera que “além de termos conhecido muita gente que atua na área, tivemos uma noção de Comunicação Pública que não recebemos nas aulas da faculdade”. Para Maximus Hossotani, a retomada da rotina de estudos será diferente: “vou voltar com a mala cheia de conhecimentos, com muito mais ímpeto de me formar e começar a trabalhar na área de Comunicação”.

Sobre o “Sífilis Não”

O RECsífilis é um dos produtos do Projeto “Sífilis Não”, fruto de uma cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), e o Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e, desde 2017, atua como ferramenta de indução de políticas públicas para o enfrentamento à sífilis em todo o Brasil.