Por Gabriel Mascena / Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

O Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como principal objetivo aliar ensino e pesquisa para a formação em saúde e para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com pesquisas focadas no desenvolvimento científico e tecnológico, o PPgGIS/UFRN deixou a área de Medicina III, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e passou a integrar a área Interdisciplinar do órgão. A decisão foi tomada após a avaliação quadrienal (realizada a cada 4 anos) da Capes, que observou a ampla abordagem do Programa, que reúne profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento.

Muitos docentes que integram o PPgGIS/UFRN também fazem parte da equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), utilizando-o para aplicar, por meio de projetos inovadores, os conhecimentos adquiridos em seus objetos de estudo. Para conhecer algumas dessas aplicações e o trabalho realizado no LAIS/UFRN, o Coordenador da Câmara II da área Interdisciplinar da Capes, Djalma Thürler, visitou a sede do Laboratório. De acordo com Thürler, a Coordenação passou por uma mudança de perspectiva em relação aos programas de pós-graduação. “Hoje temos um olhar mais agudo para o impacto social do programa, ou seja, qual a função dele para tornar o mundo melhor para um número maior de pessoas”, disse. O professor também destacou sua satisfação após a visita. “O que vocês fazem aqui, neste nicho da saúde é muito importante. Reconhecer e legitimar isso é só o papel que a Capes terá daqui em diante e que está posto em tudo o que eu vi aqui”, concluiu.

Atualmente, o PPgGIS/UFRN oferta apenas o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde. Para José Adailton da Silva, coordenador do Programa, a expectativa é ampliar o desempenho do PPgGIS/UFRN após a migração, com a adoção de um doutorado profissional. “Isso nos traz muitas perspectivas de crescimento. Nossa ideia é ampliar as produções e cooperações entre os diversos projetos, que envolvem também o LAIS, para que possamos conseguir melhorar a qualidade do nosso Programa e ampliar esse conceito de avaliação na Capes”, afirmou. “Nossa perspectiva é que essa proposta seja aprovada e que a gente consiga ampliar essas ofertas, desenvolvendo produtos e produções tecnológicas ainda mais relevantes para a área da saúde”, destacou. De acordo com a vice-coordenadora do Programa, Heleni Aires, a nova meta será desenvolvida em alinhamento com a Apresentação de Proposta para Curso Novo (APCN): “Essa é a meta de crescimento do nosso programa. Passar a ser um Programa que contemple mestrado e doutorado”.

II Oficina de Planejamento PPgGIS/LAIS

Para ajudar a refletir sobre a proposta de doutorado profissional, pesquisadores do PPgGIS e do LAIS/UFRN se reuniram, nesta sexta-feira (10), para refinar, junto ao professor Thürler, a submissão da proposta. De acordo com o representante da Capes, a vinda ao LAIS/UFRN tem como objetivo introduzir o PPgGIS à sua nova área de atuação. “A intenção é apresentar quais são os nosso parâmetros e exigências, e mostrar que cada área tem detalhes e uma cobrança diferente. Também conversamos sobre nossos indicadores e, por questões óbvias, como esse programa tem tudo para trilhar um caminho importante na área interdisciplinar”, concluiu.

Sobre a Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão do Governo Federal, ligado ao Ministério da Educação (MEC), que regula e avalia os programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, de todas as 50 áreas de conhecimento que existem na instituição. A Coordenação é responsável por cumprir com objetivo da pós-graduação, que é formar mestres e doutores pelo país.