Professores, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) marcaram presença na noite de abertura do Seminário Integrado LAIS/ICDE de Internacionalização da Formação no Ensino Superior, que é realizado até esta sexta-feira (12), no Auditório do Instituto Metrópole Digital.

O evento faz parte dos preparativos para a 29ª Conferência Mundial de Aprendizagem Online que ocorrerá no próximo ano, em Natal. Na solenidade que abriu os trabalhos, a Secretária Geral do International Council for open and Distance Education (ICDE), Torunn Gjelsvik, deu as boas-vindas aos participantes e disse que era um prazer visitar o Brasil pela primeira vez, além de conhecer experiências bem sucedidas na área de Educação a Distância.

A primeira palestra do Seminário foi ministrada pelo professor Ricardo Valentim, Coordenador do LAIS. Ele fez uma contextualização sobre o Projeto de Resposta Rápida à Sífilis (Sífilis Não), a Saúde Global e destacou que a informação qualificada, aquela que sai das universidades, é uma importante aliada na prevenção e no controle de doenças, se referindo também ao enfrentamento ao novo coronavírus.

Em seguida, ocorreu o “Café com Ideias” sob a mediação da Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo. Os Professores Carlos Alberto Oliveira, pesquisador do LAIS e da UERJ, além de membro do Comitê Executivo do ICDE, e Alexandre Martins, Presidente da Associação Universidade em Rede (Unirede) e Secretário de Tecnologia Educacional da UFMT, abordaram temas relacionados à aprendizagem ao longo da vida, à educação mediada por tecnologia e à necessidade de debater um novo modelo educacional baseado em plataformas on-line.

Prefeitura de Natal apoia Conferência
A Prefeitura de Natal apoiou o LAIS/UFRN desde o início do processo de candidatura para organizar a 29ª Conferência Mundial de Aprendizagem On-line, promovida bianualmente pelo ICDE. Em 2019, Dublin, na Irlanda, recebeu os conferencistas e, em 2021, será a vez da capital do Rio Grande do Norte acolher profissionais da educação, pesquisadores e estudantes de várias partes do mundo.

Na tarde dessa quarta-feira (11), o Secretário Municipal de Governo, Fernando Fernandes, o recém-empossado Secretário Municipal de Turismo, Joham Xavier, além de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, se reuniram com a equipe organizadora da Conferência.

Fernando Fernandes agradeceu, em nome do Prefeito Álvaro Dias, o fato de Natal ter sido escolhida para ser sede desse evento internacional. O Secretário registrou todas as demandas relacionadas à logística, segurança e setor turístico e colocou as equipes da prefeitura à disposição, para trabalhar em parceria com os organizadores da conferência.

Participaram da reunião, a Secretária Geral do ICDE, Torunn Gjelsvik, a Coordenadora de Eventos e Comunicação do ICDE, Caroline Seville, o Secretário da Conferência e pesquisador do LAIS, Carlos Alberto Oliveira, a Professora da UFPE e pesquisadora do LAIS, Cristine Gusmão, além da Assessora de Comunicação do LAIS, Valéria Credidio.