Por Bruno Cássio – ASCOM/LAIS
A frase “Nós fazemos da Ciência um instrumento de amor ao próximo” está estampada no corredor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e tem servido de inspiração para uma série de ações solidárias desenvolvidas pelos pesquisadores. Foi o que ocorreu durante a 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, realizada de 04 a 07 de abril de 2022, em Natal. Os participantes foram convidados a fazer a doação de um item essencial para os abrigos de idosos e toparam a inciativa.
Durante o evento, cerca de 500 pacotes de fraldas geriátricas foram arrecadados. A quantidade é suficiente para atender a demanda mensal de três abrigos, da grande Natal, mantidos por organizações de diferentes segmentos religiosos. As doações foram entregues nesta quarta-feira (13), em clima de emoção e de agradecimento. Na primeira parada, estava o Lar do Ancião Evangélico (LAE), no bairro de Neópolis, na capital potiguar. Lá, são acolhidos 36 idosos, desses, 90% em situação de dependência total.
Para o diretor do LAE, Rosemilson Silva, “a doação veio em boa hora, pois houve redução das doações por conta da pandemia da covid-19”. Ele fez questão de agradecer pela atitude: “eu quero deixar minha palavra de gratidão, a toda equipe do LAIS, por esse ato de fé, de amor e de solidariedade”. Em seguida, o material foi levado ao bairro de Cajupiranga, no município de Parnamirim.
Nessa comunidade, funciona o Lar Espírita Alvorada Nova (LEAN) que atende 40 idosos. De acordo com o presidente do LEAN, Guttemberg de Melo Tinoco, essa doação é muito valiosa, pois além de atender as necessidades básicas dos abrigados, também mostra o poder transformador da generosidade e do trabalho em equipe do LAIS.
O último ponto de entrega foi a Casa de Idosos Jesus Misericordioso, um lar católico que funciona no Bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal. No espaço, vivem 40 idosos. “Recebemos com muita surpresa e satisfação essa ajuda do LAIS, precisamos muito desse tipo de auxílio, por isso, gostaria de agradecer a todos que estenderam sua mão para esse ato de amor”, declarou Kaline Igínio, assistente social e responsável técnica do lugar.