Uma roda de conversa promovida na tarde desta sexta-feira possibilitou o diálogo entre diversos formadores de opinião da comunidade gay do Brasil e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). A troca de experiência ocorreu dentro da programação do Simpósio Nacional “Saúde, Cidadania e Direitos Humanos”, promovido pela Rede Gay do Brasil.
A programação foi aberta com a palestra “A prevenção e o enfrentamento à sífilis: precisamos falar sobre isso”, ministrada pela jornalista Valéria Credidio. Em sua fala, a pesquisadora falou sobre a trajetória de construção do Projeto “Sífilis Não”, as ações que foram colocadas em prática e os resultados já alcançados.
Após a exposição, o diálogo foi aberto entre os participantes que enfatizaram a importância de ações como o projeto para a prevenção à sífilis. E apontaram a necessidade de um trabalho constante na qualificação de profissionais de saúde e o trabalho direcionado para a educação. “O trabalho realizado pelo LAIS tem sido fundamental para o movimento gay no Brasil, na promoção de ações para o enfrentamento à sífilis”, ressaltou o presidente da Rede Gay Brasil, Fábio de Jesus.