Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Sistemas mais simples e de baixo custo para realizar o diagnóstico de doenças que afetam milhões de brasileiros foi o tema que norteou o segundo dia da programação do “Seminário Internacional de Pesquisa 2023: uso da Inteligência Artificial na análise de riscos e no diagnóstico de doenças”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

Estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas da saúde, engenharia e tecnologia, que estavam presentes no auditório, puderam participar das discussões propostas pelos palestrantes, contribuindo com suas falas e seus questionamentos durante as apresentações.

A primeira apresentação foi ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e pesquisador do Centro de Informática e Sistemas (CISUC), Cesar Teixeira, com uma palestra relacionada ao diagnóstico de arritmias. Em sua fala, Teixeira abordou o uso de sistemas menos complexos que as inteligências artificiais geralmente utilizadas no processo de diagnóstico das frequências cardíacas anormais ou irregulares. Além disso, Cesar apresentou alternativas de métodos e técnicas baseados em fundamentações matemáticas, como alternativa às inteligências artificiais complexas, para organizar e classificar os sinais obtidos na análise dos batimentos cardíacos. “Nem sempre precisamos de modelos muito complexos e não interpretáveis, quando modelos simples e pouco complexos resolvem o nosso problema”, destacou o professor.

O evento também contou com uma palestra sobre o sistema de diagnóstico da osteoporose utilizado no dispositivo OSSEUS, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Em sua apresentação, a pesquisadora do LAIS/UFRN, Gabriela Albuquerque, expôs o conceito e as principais causas da osteoporose, e ainda, as problemáticas sociais que envolvem o acesso da população à densitometria óssea (DEXA), único exame de diagnóstico rápido da osteoporose disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A palestra da pesquisadora deu continuidade aos assuntos previamente abordados na apresentação de Dionísio Carvalho, também pesquisador do LAIS/UFRN, durante o primeiro dia do evento.

Sobre o Seminário

O II Seminário Internacional de Pesquisa 2023 é um evento promovido pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN), em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN).

Além dos pesquisadores brasileiros, o seminário terá como palestrantes os professores Paulo Gil, Cesar Teixeira e Jorge Henriques, representantes do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), em Portugal.

Para acessar o formulário digital de inscrição, acesse: <https://bit.ly/43F0T5U