Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

A osteoporose, doença que ocasiona a perda de massa óssea, é uma condição debilitante que afeta milhões de pessoas e torna crucial a prevenção e detecção precoce. Fruto dos avanços nos estudos do campo de saúde óssea, o dispositivo Osseus, desenvolvido em uma colaboração entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts e o Núcleo Avançado de Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Navi/IFRN), assume um papel de destaque. Nesta sexta-feira (18), a ferramenta foi empregada em um teste coletivo gratuito, realizado nas instalações da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

O Osseus funciona como um dispositivo responsável pela avaliação da probabilidade da osteoporose, encaminhando pacientes para o exame de densitometria óssea, procedimento mais avançado para o diagnóstico da condição. O diagnóstico é feito por meio de um aparelho pequeno e de fácil transporte, que utiliza microondas eletromagnéticas.

Gabriela Albuquerque, pesquisadora do LAIS/UFRN, destacou o processo realizado pela ferramenta. “O Osseus é um equipamento de fácil manuseio, que não utiliza ondas radioativas e é utilizado para descobrir se a pessoa tem a probabilidade de ter osteoporose ou não. Ele funciona como uma triagem, assim a gente pode identificar precocemente se a pessoa tem uma baixa densidade mineral do osso, e encaminhar o paciente para realizar o exame de densitometria óssea”, explicou.

A iniciativa que emprega o Osseus não apenas enfatiza a importância da detecção precoce da osteoporose, como também demonstra como o emprego de tecnologias inovadoras podem desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar geral da população. Dentre os que realizaram o procedimento, Marcos Felix, servidor da UFRN, destacou a praticidade na utilização do aparelho. “O procedimento foi simples, fácil de fazer e muito rápido. É muito importante porque eu, por exemplo, descobri que vou precisar fazer um exame mais detalhado”, relatou.