Na manhã desta terça-feira (10), os professores Jose Luis Garrido e Jose Manuel Pérez, ambos da Universidade de Granada, na Espanha, visitaram o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). O propósito do encontro foi realizar as apresentações dos projetos das duas universidades em questão, com destaque para a área das tecnologias assistivas.

O LAIS, representando a Universidade do Rio Grande do Norte, pôde expor suas seu trabalho na área da inovação no âmbito da tecnologia junto a saúde. Por sua vez, os espanhóis, falaram seus projetos e seus projetos na área de tecnologias assistivas e apresentaram um pouco do seu modelo de trabalho.

O professor José Luis Garrido destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo LAIS através da pesquisa científica. “Descobrimos aqui um trabalho muito importante e relevante, que é realizado em benefício social apenas com o investimento feito em pesquisa. Percebemos que há um grande potencial nas pesquisas em andamento. Criar um produto, um resultado que também seja um benefício para a sociedade é um ponto importante, sobretudo em um espaço onde um jovem pode começar a trabalhar com pesquisa através de um ecossistema muito positivo”, disse.

O professor José Manuel Pérez falou sobre a interdisciplinaridade presente na essência do trabalho do laboratório.

“Eu preciso destacar, para mim, algo que eu acho importante e que pode ser transferido a longo prazo para outro centro e que vimos aqui é a filosofia do trabalho. O fato de existirem diferentes profissionais coexistindo, um trabalho interdisciplinar e que, por sua vez, é feito através de uma relação de horizontalidade entre os diferentes conhecimentos, acho que é uma questão muito boa, sobretudo em uma universidade pública, afirmou.

Além dos professores da Universidade de Granada, participaram da visita os professores Ricardo Oliveira Guerra, e Álvaro Campos Maciel, ambos do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.