Inovação nas cobranças dos sistemas de saúde e direções futuras – esse foi o tema da palestra proferida pelo professor da Escola de Saúde de Harvard, Rifat Atun. A aula aconteceu nesta sexta-feira (8), no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e foi promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Durante uma hora de aula, Rifat apresentou dados e discutiu a eficácia de recursos aplicados nos sistemas de saúde. Em sua fala, o professor elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS), mas enfatizou que o desempenho é simbiótico e têm variações. “O que nós precisamos fazer é usar a inovação tecnológica para mudar os atuais dados. O sistema deve olhar para o ecossistema como um todo e não aplicar dinheiro público de forma unilateral, pois já vimos que não é eficaz”.

Ainda segundo Rifat Atun, problemas e sistemas devem estar em consonância. “Não adianta termos um sistema muito bem elaborado se o problema não é bem definido. A definição da narrativa em torno da doença (problema) é muito importante para que o sistema cumpra sua função “.

Para fechar a palestra, o professor da universidade americana explicou que “o futuro da saúde é a personalização do cuidado”.

Momentos antes da aula, Rifat conheceu a estrutura e os projetos do LAIS e comentou suas impressões: “os projetos são impressionantes, mas, o melhor é saber que aqui todas as pesquisas são voltadas de modo que sejam acessíveis à população “, finaliza.