Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

As soluções desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) nas áreas de monitoramento inteligente dos casos de sífilis, por meio da plataforma Salus; de realização de exames preventivos da osteoporose, por meio do Osseus e de auxílio ao diagnóstico de problemas auditivos no ambiente escolar, por meio do Telessaúde, começarão a ser implementadas na rotina dos moradores de Macaíba/RN, município da Região Metropolitana de Natal/RN. A atuação na área de Saúde Digital, com a produção de diversas ferramentas tecnológicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), chamou a atenção da gestão municipal, durante um encontro realizado nesta quarta-feira (01), no gabinete da Prefeitura.

O grupo de pesquisadores do LAIS/UFRN foi recebido pelo prefeito de Macaíba/RN, Emídio Jr., que estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, e da secretária adjunta da pasta, Kelly Lima. Coube ao diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, apresentar detalhes sobre as iniciativas resultantes de projetos executados em parceria com o Ministério da Saúde. “Nosso objetivo, aqui, é usar as tecnologias, a Saúde Digital, para melhorar a fila de atendimento, para monitorar a questão da eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV e também trazer outras tecnologias, por meio do Telessaúde, para qualificar a oferta de saúde à população”, destacou Valentim.

O dirigente do Laboratório citou ainda outras metas que podem ser alcançadas com o emprego de ferramentas tecnológicas na rede pública de saúde do município vizinho à capital do Rio Grande do Norte: “zerar a fila de pacientes que estão esperando pela densitometria óssea e, junto com a equipe de Fonoaudiologia, que trabalha também no LAIS, ajudar na questão da saúde do escolar, crianças que precisam de cuidado com relação à saúde auditiva”, concluiu. Após a fala técnica, o prefeito Emídio Jr. confirmou o interesse em firmar parceria com o LAIS/UFRN e agradeceu pela oportunidade.

“Nossa expectativa é a melhor possível, o LAIS é uma referência, não somente no nosso estado, no nosso país e até fora dele. É muito gratificante, fecharmos essa parceria, hoje, com esse Laboratório e, com certeza, será um divisor de águas para o nosso município, para o nosso povo, em atendimento à saúde”, enfatizou o prefeito de Macaíba/RN. Segundo o secretário municipal de Saúde, “o importante dessa parceria é que nós temos um Laboratório com referência internacional, com expertises, com cientistas e com a academia à disposição de Macaíba”, disse Júnior Rêgo, falando sobre as perspectivas para o futuro dessa cooperação.

De acordo com a secretária adjunta municipal de Saúde, Kelly Lima, a redução no tempo de espera dos pacientes, nas unidades de saúde, será o primeiro efeito prático do trabalho colaborativo: “nós vamos conseguir, efetivamente, diminuir as nossas filas, no que diz respeito a determinados exames e especialidades médicas que, muitas vezes, são de pessoas que não precisam, necessariamente, estar utilizando daquela especialidade e que poderiam estar sendo manejadas dentro da própria Atenção Primária”, declarou.