Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Imagine você ter a oportunidade de trabalhar ao lado de uma das principais referências mundiais na sua área de atuação profissional? A pesquisadora Ledycnarf Holanda, nascida em Mossoró, na Região Oeste Potiguar, está prestes a, literalmente, cruzar as Américas para realizar esse sonho. Ela integrará a equipe do professor titular do Instituto de Engenharia Biomédica da Universidade de Toronto, no Canadá, Tom Chao, que também é vice-presidente de Pesquisa do Holland Bloorview Kids Rehabilitation Hospital.

Recém-aprovada como bolsista no curso de pós-doutorado no Hospital de Ensino Holland Bloorview, da Universidade de Toronto, no Canadá, Ledy Holanda, como é mais conhecida, atua como pesquisadora do Projeto revELA, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). A vivência iniciada em 2019, com estudos sobre tecnologias assistivas para melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças raras, especificamente a Esclerose Lateral Amiotrófica, contribuiu com o seu amadurecimento acadêmico e profissional.

“Minha experiência no LAIS está alinhada com meus interesses em trabalhar com inovação tecnológica em saúde, processamento de sinal biológico e aprendizagem de máquina. Em todo o período desenvolvendo atividades no Laboratório, tive a oportunidade de vivenciar e aprimorar tudo isso”, declarou a pesquisadora que tem uma longa trajetória de amor pelos estudos e pela Ciência. No currículo, estão a graduação em Fisioterapia, o mestrado em Neuroengenharia e o doutorado em Fisioterapia.

Foi nesse último curso, concluído na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ela estreitou os laços de amizade com sua orientadora. Para a professora do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFST/UFRN), Raquel Lindquist, que também é pesquisadora do Projeto revELA, “quando um aluno conclui o curso de doutorado e busca aprofundar ainda mais seus conhecimentos e habilidades como pesquisador, sinto que alcançamos sucesso: eu como orientadora, o LAIS/UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia/UFRN como ambientes acadêmicos de excelência”.

A expectativa é de chegar ao Canadá até o início do segundo semestre de 2023. A futura pós-doutora destaca qual será sua linha de pesquisa quando estiver em solo canadense: “trabalharei associando processamento de sinal e algoritmos de aprendizagem de máquina, com interface cérebro-máquina, para desenvolvimento de dispositivos robóticos, para reabilitação de marcha e recursos de comunicação alternativa e aumentativa”, esclareceu.

Ledy Holanda vai, mas deixa um importante legado para os que persistem na missão de desenvolver pesquisas científicas pensando no próximo: “a possibilidade de trabalhar com uma equipe transdisciplinar no projeto revELA contribuiu para minha formação como fisioterapeuta e pesquisadora para continuar contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias para saúde”, concluiu emocionada.