Por Anderson de Almeida – ASCOM/LAIS

Durante a primeira semana de novembro, o pesquisador e representante do Núcleo de Relações Institucionais do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Juciano Lacerda, esteve em Lisboa para firmar a ampliação da cooperação técnica internacional do Laboratório com a Universidade Aberta de Portugal (Uab/PT) e alinhar o início da parceria com a Universidade Aberta da Catalunha (UOC), da Espanha.

Abrindo a agenda de reuniões, Lacerda teve o primeiro compromisso com a professora Lina Morgado, coordenadora do Laboratório de Educação a Distância e E-learning (LE@D) da UAb-PT. Também participaram do encontro, em uma das sedes da Universidade, a docente da instituição portuguesa, Antonieta Rocha, e a professora e pesquisadora do LAIS/UFRN, Cristine Gusmão. Durante a reunião, se discutiu o estabelecimento de cooperação voltada para  e-learning, principalmente, tendo como base a análise do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e o seu papel na formação de profissionais em saúde no Brasil e em vários países do mundo.

A parceria também estabelece a realização de pós-graduação em nível de doutorado e pós-doutorado. Cristine Gusmão apontou a possibilidade da criação de um projeto “guarda-chuva” para abrigar as demandas de doutorado que devem surgir a partir dessa associação. Para a professora Lina Morgado “a ideia do LAIS está alinhada com o que pensamos na Uab/PT e há interesse em formalizar a cooperação com foco em grupos mais específicos que tratam e estudam nas mesmas áreas do AVASUS”.

Posteriormente, no Palácio Ceia, onde fica a reitoria da UAb/PT, foi realizado um encontro de alinhamento entre o LAIS/UFRN, a Universidade Aberta da Catalunha (UOC), da Espanha, e a Universidade Aberta de Portugal para a validação do texto do Acordo de Cooperação e do Plano de Trabalho que seguem para o processo de assinatura. O entendimento entre as instituições visa promover pesquisas e capacitação na área de saúde digital e aprendizagem ao longo da vida em saúde.

A professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UOC e líder do e-Health Lab, Carme Carrion Ribas, participou do encontro e ressaltou a expectativa de iniciar os trabalhos em conjunto para passar a estudar em uma área que já executa na Europa. Carla Padrel, reitora da Uab/PT, destacou que “essa triangulação entre as instituições vai garantir ainda mais transdisciplinaridade, visões diferentes e expertises diversas para colaborar nos estudos da saúde digital”.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal, representada pelo pró-reitor para a Transição Digital e Modernização Administrativa, Hugo Paredes, também integrou a agenda de encontros em busca de cooperação com o LAIS/UFRN. A instituição europeia sedia o Centro de Competência de Visualização de Computação Avançada que desenvolve metodologias inovadoras de visualização de grandes volumes de dados (Big Data).

A agenda ainda contemplou outro encontro com a reitora da Uab/PT para o acerto das datas e da formação das bancas para as defesas de doutorado de pesquisadores que compõem a cooperação internacional LAIS/UFRN e UAb/PT, no âmbito do Projeto “Sífilis Não”, além de reuniões de orientação de alunos de mestrado.