Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

A aplicação da Inteligência Artificial (IA) em tarefas do cotidiano, como a resposta para diferentes questionamentos e solicitações, voltou à tona nas discussões entre cientistas e a sociedade. Quais os limites para o uso da tecnologia nos processos de interação entre computadores e humanos? Essa é uma das perguntas que poderão ser respondidas no próximo dia 19 de maio de 2023, às 15h30, durante a palestra “Ambientes digitais para um envelhecimento ativo e saudável”.

A palestra será ministrada pelo professor doutor Hugo Paredes, pró-reitor para transição digital e modernização administrativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal. Paredes desenvolve diversas pesquisas na área de Interação Pessoa-Computador, com destaque para a linha de Human-AI aplicada às áreas de acessibilidade, saúde e envelhecimento ativo, além de alterações climáticas.

O evento é promovido por meio de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o Programa de Pós-Graduação de Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN) e a UTAD, e tem como principal objetivo a consolidação de cooperações internacionais entre as universidades brasileira e portuguesa, além de servir como um espaço para a troca de experiências e conhecimentos nas áreas já citadas.

A exposição ocorrerá em formato híbrido. Os interessados em participar de maneira presencial, poderão assistir à palestra no auditório da SEDIS/UFRN, desde que sejam alunos ou professores do PPgGIS/UFRN e pesquisadores do LAIS/UFRN e façam sua inscrição via SIGAA, nesse caso, as vagas são limitadas. Para os demais interessados em acompanhar as discussões, o Canal do Laboratório no YouTube transmitirá a palestra ao vivo.