Por Gabriel Mascena / Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

A inovação em saúde que alia a tecnologia à informação é uma das principais marcas do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Destaque no estado do Rio Grande do Norte durante o período da pandemia de covid-19, o Laboratório foi responsável por desenvolver iniciativas que auxiliaram os principais órgãos de saúde pública no enfrentamento à doença. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) foi um dos principais parceiros do LAIS/UFRN durante a gestão, marcada pela pandemia. A pasta, agora, será conduzida por Lyane Ramalho, médica pediatra e ex-pesquisadora do Laboratório, que ocupava o cargo de Secretária Adjunta.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, deu posse à gestora nesta quinta-feira (4), na Escola de Saúde Pública (ESPRN), em Natal. A cerimônia marcou o fim da gestão de quatro anos e quatro meses de Cipriano Maia, que destacou a saúde comunitária e feita com gente como o maior investimento de sua administração. Ramalho, por sua vez, não deixou de enfatizar sua trajetória enquanto pesquisadora do LAIS/UFRN. “Eu comecei no LAIS como pesquisadora durante o Programa Mais Médicos, sendo coordenadora de um programa de educação permanente em saúde, que foi o PEPSUS, que construiu módulos para os médicos que estavam indo para a Estratégia em Saúde da Família, e lá, eu percebi o quão importante é transformar as práticas pela educação, e hoje tenho a oportunidade de qualificar a atenção primária nos municípios do estado, e essa vai ser a grande meta desta segunda gestão”, destacou ela.

Para a nova gestora, a administração anterior inovou no investimento em grandes sistemas de regulação em parceria com o LAIS/UFRN, citando o Regula RN e o RN Mais Vacina como algumas das principais ferramentas criadas. Ainda de acordo com a secretária, novos desafios serão enfrentados durante os próximos anos. “Nós temos grandes desafios que serão tentar entender como nós gastamos nosso dinheiro, e o LAIS tem sido extremamente importante para que possamos entender nossos dados, transformá-los em informação e fazer disso um planejamento estratégico. Nenhum sistema de saúde consegue ser inteligente se não trabalharmos com gestão à vista”, explicou.

Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS/UFRN, deu destaque à criação do ecossistema tecnológico, desenvolvido pelo Laboratório, como uma das principais cooperações com a Sesap/RN. “Essa nova gestão é uma continuidade de um trabalho de cooperação técnica muito importante que é feita com a universidade e com o LAIS que, durante a pandemia, conseguiu construir um ecossistema tecnológico que vem beneficiando toda a população do Rio Grande do Norte no que diz respeito à questão da saúde pública. Isso é muito importante, é entrega de valor para a sociedade, do aumento da questão da equidade, do acesso aos serviços de saúde, da promoção da justiça social e da valorização do Sistema Único de Saúde com inovação tecnológica”, concluiu.