Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

A expressão ex ante vem do latim e pode ser compreendida como anterior, prévia ou preliminar. É com base na chamada Análise Ex Ante que pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) têm se debruçado em estudos sobre as ações relacionadas com a área de Economia da Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde. Na última quinta-feira (04), em Brasília/DF, foram apresentados os resultados da primeira fase desse trabalho aos integrantes do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (DESID/SECTICS/MS).

Entre os participantes desse encontro, estiveram presentes a diretora do DESID/SECTICS/MS, Erika Aragão, a coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde, Jamyle Grigoletto, o coordenador de Estudos Estratégicos em Desenvolvimento e Saúde, Marcelo Chaves de Castro, além de Mônica Dutra Pinto e Iara Quirino, todos integrantes da equipe do referido Departamento. O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, a diretora adjunta do Laboratório, Karilany Coutinho, os pesquisadores do LAIS/UFRN, Manoel Romão e Thaísa Lima, e os professores da Universidade de Brasília (UnB), Antonio Isidro e Rodrigo Pires, que cooperam com essa pesquisa, apresentaram detalhes do que foi coletado nesse primeiro estudo da Análise Ex Ante.

De acordo com o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, “esse estudo é importante, pois irá guiar o Ministério da Saúde na agenda de construção de uma política nacional de Economia da Saúde; essa é uma área estratégica para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, pois possibilita aos formuladores das políticas públicas, no campo da saúde, observarem melhor suas ações e definirem métricas e indicadores que se baseiam no custo-efetividade”, esclareceu Valentim.

Após esse momento, o Ministério da Saúde, por meio do DESID/SECTICS/MS, irá avaliar e revisar todo o trabalho feito pelos pesquisadores do LAIS/UFRN. A intenção é promover, até o fim deste ano, um evento para apresentar a Análise Ex Ante desenvolvida pelo Laboratório, em cooperação técnica com o Ministério da Saúde e demais parceiros que atuam articulados em rede, por todo o país.

Sobre o DESID

O Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde, faz parte da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS) e é responsável por análises econômicas em saúde e ferramentas importantes para o planejamento dos profissionais que fazem a gestão do SUS, como o Sistema de Informações de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC).

O DESID também gerencia estudos de análise da conjuntura e seus impactos na saúde da população, levantamentos da participação da saúde no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e dos benefícios da oferta de assistência em saúde para a economia do país.