Ainda estão abertas as inscrições para o Health Business Summit (HBS), o maior evento de empreendedorismo em saúde da América Latina. Os interessados tem até dia 30 de julho para garantir a participação no evento, que ocorre em várias etapas e é organizado pela associação sem fins lucrativos, denominada por igual nome “Health Business Summit”. A primeira etapa, denominada OnCampus, envolverá de 15 instituições e no Rio Grande do Norte acontecerá na Universidade Federal do RN (UFRN), com o apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).

Qualquer pessoa pode participar, independente da formação ou da área de atuação. Serão formados times de três a cinco participantes e, dentre eles, um necessariamente precisará ter vínculo com a UFRN ou com instituições parceiras: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Potiguar (UnP) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

De acordo com Leonardo Alves, membro da comissão organizadora do OnCampus UFRN, 0 participante poderá se inscrever sozinho e encontrar um time durante a jornada ou poderá se inscrever com um time já formado. “Todos passarão por capacitações nas esferas do empreendedorismo e desenvolvimento de negócios. Cada time deverá desenvolver um projeto de alto impacto para a saúde, que será apresentado para uma banca de jurados”, ressaltou.
Os dois melhores projetos do HBS OnCampus UFRN serão acelerados e irão para às finais em Belo Horizonte, onde concorrerão ao prêmio de R$100 mil.

O evento é gratuito e sem fins lucrativos, contará com certificação e os participantes não precisam, necessariamente, apresentar ideia, conhecimento ou projeto prévios. As inscrições estão abertas até 30 de Julho. O edital, o formulário de inscrição e mais informações estão disponíveis na página do Instagram do HBS OnCampus UFRN.

Inovação
Com o propósito de tirar do papel ideias que salvam vidas, o HBS pretende democratizar o acesso às habilidades que predispõem o empreendedorismo em saúde. De acordo com Leonardo Alves, é perceptível que a pandemia de covid-19 evidenciou a já existente necessidade de se desenvolver projetos empreendedores enquanto instrumento de solução para os desafios enfrentados pela área da saúde. “Por isso, o HBS irá fomentar a criação de projetos empreendedores de alto impacto, bem como a de talentos e a conexão de pessoas que desejam transformar a saúde”.

Para o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, o investimento em inovação e empreendedorismo são importantes para o desenvolvimento de soluções para a saúde e, eventos como o HBS devem ocorrer com mais frequência. “Temos um capital intelectual muito grande em todo o Brasil e precisamos fomentar esse capital cada vez mais”.