Por Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

A experiência de descobrir um ambiente interdisciplinar, no Ensino Médio, faz parte da trajetória de Laísa Maria dos Santos, estudante do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Santa Cruz/RN e de tantos outros estudantes que conheceram o LAIS/UFRN no início deste mês. Os visitantes tiveram a oportunidade de descobrir detalhes sobre as bases de pesquisa e projetos desenvolvidos dentro do Laboratório, que tem, como um de seus papéis, incentivar jovens a tornarem-se pesquisadores na área da inovação em saúde.

Laísa encara a visita como uma forma de crescer e poder pensar diferente ao conhecer muitos profissionais com capacidade e conhecimentos em áreas distintas que conseguem integrar trabalhando juntos. “A gente chega com incerteza de cursos, o que escolher e, aqui, eu percebi que eu posso escolher o que eu quiser que vai ser atendido, então, eu achei isso muito importante e acredito que todos deveriam ter esse conhecimento que a gente pode ser capaz de qualquer coisa”, afirma a estudante.

Marcelo Nobre, professor da turma, avalia a ocasião como uma contribuição positiva na formação dos alunos. Para ele, o conteúdo de interdisciplinaridade é necessário na escolha de futuros profissionais que, muitas vezes, pensam em desistir do curso integrado do Ensino Médio por não conhecerem a variedade no mercado de trabalho. “A gente, apresentando como possibilidade a grande diversidade de áreas que trabalham em conjunto, podemos indicar para eles que podem seguir outras áreas e mesmo assim usar a informática como ferramenta, além, é claro, de você mostrar um ambiente de pesquisa muito rico com estrutura”, enfatiza o professor.

Para Nícolas Veras, pesquisador do LAIS, “exportar o conhecimento e o impacto que essas pesquisas geram é extremamente relevante na formação dos alunos e de toda uma rede de pesquisadores que eles podem vir a se tornar, com o uso da inovação e da criação de projetos voltados à saúde pública, uma das missões promovida pelo LAIS”.

Próximas visitas

Para os próximos dias, estão agendadas outras visitas ao LAIS/UFRN com o objetivo de continuar a imersão com os demais estudantes do IFRN, Campus Santa Cruz. Ao passo que o Laboratório contribuirá com a exposição das bases e projetos, os estudantes poderão compartilhar suas experiências e tirar dúvidas. Em breve, novos conteúdos serão divulgados em nossos canais oficiais.