O último dia da Conferência Nacional de Experiências do Projeto “Sífilis Não”: apoiadores em ação (CONEPS) foi marcado pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos apoiadores de pesquisa. No total, 10 relatos de experiência foram premiados, entre os 58 apresentados durante o encontro virtual, incluindo o “best paper”, destinado ao relato mais bem avaliado.

O início dos trabalhos do dia foi com os blocos de apresentações dos relatos de experiência. José Maria Ximenes, apoiador do estado de São Paulo, abriu os trabalhos, em bloco do qual também foi moderador. Seguiram-se as apresentações de Esdras Pereira, supervisor de apoio para a região Nordeste, Adriana Fagundes Duarte R. da Costa (GO), Vania Priamo (BA), Maria de Fatima Brito de Rezende (RJ) e Neyla Menezes (AL).

Esdras também conduziu um bate-papo com Fátima Sonally Gondim, coordenadora geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGDEP/DAEVS/SVS/MS). O tema da conversa foi “Integração Força Tarefa e Sífilis Não”, para tratar sobre as ações integradas dos respectivos projetos. Fátima também é a coordenadora do projeto Força Tarefa, que vai desenvolver ações de vigilância em saúde e atenção primária à saúde.

Na sequência, apresentam seus trabalhos no segundo bloco: Jamile Soares (da Bahia, responsável pela mediação), Taís Rangel Cruz Andrade (AM), Danielli Botarelli Fragoso (SP), Caroline Schweitzer de Oliveira (SC), Glaydes Maria dos Reis Alves (RJ) e Cássia Valéria Carneiro (GO).

A tarde foi marcada por mais apresentações, além da premiação dos principais trabalhos. As atividades foram abertas pela palestra “Momento as (inter)faces do apoio: contribuições para o trabalho do apoiador. As estratégias que o apoio pode lançar mão para mediar e se inserir no território”, que teve como responsável a enfermeira e professora Débora Bertussi, da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). A mediação foi da apoiadora Vania Priamo, da Bahia.

O terceiro bloco de apresentações começou com o trabalho do mediador José Carlos Veloso Pereira da Silva (SP), que foi seguido por Jamile Soares (BA), Rozangela Locatelli Armini (ES), Ivana Cortez (RO) e Caroline Schweitzer (SC).

O bloco final teve mediação de Katherine Jerônimo (CE), que também iniciou as apresentações. Os trabalhos seguintes foram apresentados por Décio Alves (DF), Isabelle Mendes de Oliveira (MS), Leandro dos Reis Lage (RJ) e Rosana Principe Passini (RJ).

Todos os trabalhos apresentados foram publicados em uma edição especial da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (RBits). Além desta publicação, no encerramento da CONEPS foram indicados os 10 melhores trabalhos. O professor Hélio Hékis, pesquisador do LAIS, detalhou como se deu processo de avaliação dos relatos de experiência. “Foram avaliados todos os 58 Relatos de Experiências, lembrando que todo processo foi concebido por 2 avaliadores de forma cega, ou seja, ocultando os autores. Além disso a planilha das avaliações foi feita pela média ponderada, considerando os critérios de avaliação. O processo de escolha dos avaliadores ocorreu de forma randômica, ou seja, aleatória”, disse.

O “Best paper” dentre os 58 participantes foi o da apoiadora Vania Priamo, da Bahia, com o título “Pista para o trabalho do Apoio no Projeto Sífilis Não”.

Confira a lista completa dos trabalhos premiados (em ordem alfabética):

Contribuições do apoiador de pesquisa e intervenção do Projeto Sífilis Não na implementação de ações estratégicas no enfrentamento à Sífilis no município de Alborada-RS
Autora: Carla Zilio

Projeto Sífilis Não: a potência da educação permanente para a resposta a Sífilis das redes de atenção em Goiânia-GO
Autora: Cassia Valéria Carneiro

Quando o cuidado encontra a rua: experiências de enfrentamento à sífilis com a população em situação de rua
Autor: Diego da Silva Medeiros

A experiência do apoio para o fortalecimento do manejo da Sífilis na atenção primária à saúde
Autor: Luis Saulo Souza Santos

Articulação regional: uma estratégia para o enfrentamento à sífilis em municípios do estado do Rio de Janeiro
Autora: Maria de Fátima Brito de Rezende

Trajetória do “Projeto Sífilis Não” no município de Cuiabá, MT 2018-2020