Uma nova parceria do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) para a transferência de tecnologia está em fase de conclusão. Os sistemas Regula e Salus serão implementados no estado do Mato Grosso do Sul, atendendo às necessidades de regulação de leitos e o sistema de vigilância sanitária.

Para concretizar essa transferência de tecnologia entre o Rio Grande do Norte e o estado da região centro oeste, uma equipe de pesquisadores do LAIS participou de uma série de reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, com o objetivo de organizar a implantação das duas ferramentas.

De acordo com o secretário municipal de saúde de Campo Grande, José Mauro Castro, a expectativa dessa parceria com o LAIS é a melhor possível, solucionando diversas situações hoje vivenciadas, por meio da transferência de tecnologia. “Nós acreditamos que a implementação desses sistemas é um divisor de águas para que nós possamos implementar novos serviços nas redes de atenção básica e na urgência e emergência. Além disso, essa relação nos deixa mais próximos da população, ao obter uma plataforma completamente transparente, que será um legado em benefício de quem mais necessita, que é povo sul-mato-grossense”.

A comitiva do LAIS foi chefiada pelo diretor executivo do laboratório, professor Ricardo Valentim que avaliou a visita como positiva para o desenvolvimento da parceria. De acordo com professor Ricardo o encontro propiciou um maior conhecimento das necessidades locais e as possibilidades de adaptação dos sistemas à realidade sul-mato-grossense. “Este primeiro encontro foi importante para integrar pelo menos parte da equipe do LAIS que desenvolveu as plataformas e a equipe técnica da secretaria que irá trabalhar com os novos sistemas. Já temos novas agendas definidas para que o treinamento dos colaboradores da Secretaria de Saúde de Campo Grande aconteça e eles estejam aptos para operacionalizar”, finaliza Valentim.

Conheça mais sobre as duas plataformas.

SALUS
Sistema de vigilância epidemiológica que realiza o processamento e a curadoria dos dados da base do e-SUS VE, possibilitando a consulta de maneira integrada para profissionais da rede municipal de saúde da cidade do Natal.

REGULA
Regulação de Leitos de UTI. Com o intuito viabilizar a Regulação do Acesso à Assistência instituída por meio da Política Nacional de Regulação, o Sistema RegulaRN tem como objetivo ordenar e padronizar o fluxo de acesso aos leitos covid-19 (críticos e clínicos) no estado do Rio Grande do Norte e dessa forma promover transparência, integridade e equidade no acesso aos serviços. Além disso e por meio de uma série de algoritmos de automatização de processos, o RegulaRN é capaz de otimizar o tempo de resposta do SUS para a utilização dos leitos ofertados no estado.