Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
O edital de seleção para o Curso de Especialização Nacional para Formação de Auditores do SUS (Especializa AudSUS) já está no ar. Com a oferta de 200 vagas, o curso requer atenção especial ao sistema de inscrição, por onde devem ser enviados os documentos exigidos no edital de lançamento. Para evitar erros comuns, a professora e coordenadora do curso, Rosires de Barros, respondeu as principais dúvidas referentes ao processo de inscrição.
Como funciona o sistema de inscrição
A inscrição no Especializa AudSUS é feita exclusivamente online e acessada por meio do portal Seleções LAIS. Porém, o sistema de envio de documentos possui algumas peculiaridades que devem ser observadas com cuidado. Uma delas está relacionada à organização dos arquivos, que devem ser agrupados observando a sequência exigida pelo edital. Essa ordem está disponível no anexo VII, que apresenta a sequência exata dos documentos a serem anexados.
Documentos obrigatórios
De acordo com Rosires, os candidatos devem se atentar à lista completa de documentos obrigatórios mencionada no edital. São documentos obrigatórios o diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC (digitalizado em frente e verso); a autodeclaração do candidato conforme modelo existente no Anexo I do edital; a declaração especificando o vínculo com o componente federal ou estadual ou municipal do SNA assinada pela chefia imediata, conforme modelo no Anexo II do edital; uma declaração de liberação da Chefia Imediata, para dedicação ao curso de no mínimo 8 horas semanais, conforme anexo 3 do edital; o documento de identificação com foto, que apresente CPF e seja válido nacionalmente (RG, Carteira Profissional, CNH, CTPS ou Passaporte), também digitalizado em frente e verso, e o vídeo para os candidatos que optarem por fazerem a heteroidentificação, ou seja, se inscrevem nas vagas destinadas a pessoas pardas, pretas e indígenas.
Assinaturas exigidas
A autodeclaração do candidato, a declaração de vínculo e a declaração de liberação da chefia imediata, conforme consta na tabela do item 7.2 do edital precisam estar assinadas. Nesses casos, os documentos podem ser assinados eletronicamente ou assinados de forma manuscrita, após a impressão, e digitalizados. No caso das declarações emitidas pelas chefias, o documento deve ser acompanhado de carimbo com identificação do cargo.
De acordo com a coordenadora, a melhor forma de assinar os documentos digitais é por meio da plataforma gov.br. Se não for possível utilizar a assinatura eletrônica, deve-se assinar de próprio punho e depois digitalizar o documento.
Limite de tamanho e formato dos arquivos
Um ponto crucial é o limite de tamanho para cada documento anexado, que é de 5MB para o total de até 7 (sete) arquivos. Para facilitar, o quadro de documentos presente no edital pode ser agrupado junto ao primeiro arquivo a ser postado. Ou seja: é possível agrupar os PDFs dos documentos obrigatórios em um único arquivo e inseri-lo no sistema, desde que não seja excedido o limite de 5MB. Para isso, podem ser utilizados softwares gratuitos online que juntem arquivos em PDF. Outra possibilidade é agrupar apenas os PDFs dos comprovantes referentes aos itens 7, 8 e 9 que tratam de atuação e experiência profissional.
Os documentos solicitados no edital devem ser enviados em formato PDF. No caso do vídeo de participantes que optarem pela heteroidentificação, devem ser utilizados os formatos: .mp4, .avi, .mjpeg, .wmv, .flv ou .mov. Demais orientações sobre a produção dos vídeos estão disponíveis no Anexo VI do edital.
Dicas para evitar erros comuns
De acordo com Rosires, um dos erros mais comuns na hora da inscrição é esquecer de postar frente e verso do diploma de graduação e do documento de identificação com foto. Para evitar possíveis dúvidas e dificuldades no processo, a coordenadora sugere a revisão dos documentos e o envio de e-mail para o endereço edital.audsus23@lais.huol.ufrn.br, solicitando esclarecimentos.
Prazo de inscrições e mais informações
Os candidatos devem atentar para o prazo das inscrições, que encerram no dia 30 de setembro de 2024. Os resultados da seleção serão divulgados na aba de editais, no site oficial do LAIS/UFRN. Ao todo, serão 18 meses de curso, com carga horária de de 390 horas. As atividades serão realizadas de forma autoinstrucional, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).