Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O uso da Ciência a serviço da sociedade, promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), é inspiração não só para aqueles que trabalham, mas também para os que conhecem os diversos projetos desenvolvidos no Laboratório.

Após uma viagem de mais de cem quilômetros, estudantes das turmas de Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Campus de Santa Cruz/RN, tiveram a oportunidade de conhecer a realidade vivenciada no LAIS/UFRN, explorando as diferentes bases e projetos realizados pelos pesquisadores do Laboratório. As visitas mobilizaram cerca de cem estudantes, divididos em três turmas do último ano do curso. A primeira visita foi realizada no início do mês, em 1º de fevereiro, seguida pelos encontros ocorridos na última quarta-feira (08) e nesta sexta-feira (10).

Com caráter transdisciplinar, os projetos apresentados permitiram aos jovens estabelecer pontes entre seu curso e as diversas outras áreas estudadas no Laboratório. Para Winara Kezia, uma das estudantes do Instituto, visitar o LAIS permitiu pensar em novas possibilidades para o futuro profissional em sua área. “Como sou aluna do IF, de certa forma eu já sei como funciona a educação pública de qualidade. Ir em um centro de pesquisa como esse e ver como de fato as coisas funcionam e vão progredindo, como no caso das pesquisas, e a forma como isso interfere positivamente na formação dos pesquisadores daqui, me chamou muita atenção e me faz sonhar bastante”, destacou a estudante.

Paulo Augusto, professor de Biologia do IFRN, evidenciou a atuação pedagógica e social do LAIS, para além do rigor técnico presente nos projetos. “Quando a gente adentra em um laboratório como o LAIS, onde a gente pode observar várias pesquisas sendo realizadas por diferentes profissionais e com o objetivo de auxiliar a sociedade, é de extrema importância, porque nós tentamos ajudar os alunos a compreender que nosso conhecimento serve a todos”, finalizou.