Por Jordana Vieira e Letícia Meira / Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Para aprender sobre energias renováveis, sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento, 33 estudantes de 14 países diferentes, dentre eles a África do Sul, Bélgica, China, Egito, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, México, Reino Unido e Trinidad e Tobago, conheceram a sede do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) na última quarta-feira (05).

O AFS Global Stem Academies acontece simultaneamente em seis países do mundo, com sua 5ª edição sendo realizada no Brasil, em Natal/RN. O programa promove intercâmbio para estudantes do ensino médio de várias nacionalidades, guiados pelo objetivo de oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural para os participantes, estimulando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e o entendimento necessário para criar um mundo mais justo e pacífico.

No LAIS/UFRN, os intercambistas puderam conhecer os projetos inovadores desenvolvidos pelos pesquisadores, contato que potencialmente estimula a formação de talentos na área da Inovação em Saúde. Além disso, eles puderam ter acesso ao desenvolvimento tecnológico feito no Brasil por meio das parcerias com o sistema público de saúde. De acordo com Maria Clara de Almeida, presidente do Comitê Natal do AFS, “No programa AFS Global Stem Academies, a gente busca mostrar para os estudantes, as inovações que tem na nossa cidade no campo de tecnologias, sustentabilidade e energias renováveis, e o LAIS é extremamente importante nisso”, destaca.

A estudante Botho Lebese, da África do Sul, compartilhou o que mais chamou atenção no laboratório, destacando o Projeto revELA. “Está proporcionando, de certa forma, uma nova oportunidade de vida para os pacientes com ELA”, ressalta. Lebese acredita que todo o estudo e tecnologia desenvolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida proporcionam um recomeço. “Fico pensando que o projeto realmente tem um impacto positivo na sociedade porque é realmente uma assistência médica de boa qualidade sem nenhum preço e acho que isso é importante na sociedade em que vivemos, em que estamos vivendo agora. Precisamos sentir o cuidado com a saúde e a qualidade de saúde”, afirma.

O intercambista Kavines, da Malásia, aponta a eficiência do ventilador mecânico, um produto desenvolvido pela base de Bioengenharia do laboratório. Ele ressalta a utilidade desse equipamento durante a pandemia, especialmente por poder acomodar mais de uma pessoa simultaneamente.“Em meu país, por exemplo, nos hospitais, as reservas para essas máquinas e em muitos outros países, também são muito baixas e o custo é muito alto. Eu gosto do que eles fizeram nesse laboratório e também fizeram em vários outros projetos.” relata.

Após conhecerem os projetos desenvolvidos, os intercambistas mostraram interesse nas pesquisas apresentadas, refletindo o propósito do laboratório de incentivar o desenvolvimento de talentos na área da Inovação em Saúde. Além disso, destacaram semelhança entre os ideais do LAIS/UFRN e a missão da AFS Global é criar um impacto social positivo, por meio de oportunidades de Aprendizagem Intercultural.