Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação LAIS/UFRN

“Falar sobre empreendedorismo é muito mais do que falar sobre um ato de resistência, especificamente, é falar sobre como nós mulheres podemos empreender na vida e, assim, ajudar umas as outras”, destacou Jéssica Barros, em sua palestra sobre empreendedorismo feminino e seus desafios . 

A discussão aconteceu nesta quarta-feira (08), no auditório da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), promovida em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), com o intuito de celebrar o Dia Internacional da Mulher. A palestrante convidada, Jéssica Barros, é gestora de Eventos, Soluções e Missões Empresariais, do SEBRAE/RN, na Agência Grande Natal, e já idealizou diversas soluções nas áreas de marketing digital e vendas. 

Estiveram presentes, no auditório, colaboradoras da SEDIS/UFRN e pesquisadoras do LAIS/UFRN, para participar de uma manhã de debates sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo feminino durante a era digital, características da mulher empreendedora, além de acessar dicas sobre como realizar a auto divulgação profissional nas redes sociais.

Na programação, também foi destacado que, atualmente, o empreendedorismo é uma das ferramentas que proporcionam autonomia para as mulheres, mas devido ao machismo estrutural, índices de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE apontam que mulheres têm maiores taxas de desistência em relação aos homens e,  por isso, o número de empreendedoras é 40% mais baixo do os empreendedores.

Carmem Rêgo, Secretária de Educação a Distância da UFRN, reforçou a importância de lembrar os desafios de ser mulher em uma sociedade em que os direitos são desiguais, “todos os seres humanos devem lutar pelos direitos das mulheres”, finalizou a professora.