Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

A audição é uma das principais formas de nos comunicarmos e interagirmos com o ambiente externo. Em alusão ao Dia Mundial da Audição, comemorado nesta sexta-feira (3), o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) promove, por meio da Base de Pesquisa de Audição e Linguagem, a campanha “Seu ouvido nunca para. Não descanse no cuidado!”, com dicas e reflexões para uma reeducação na formação auditiva em todos os ambientes e fases da vida.

A ação incorpora a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que traz, neste ano, o tema “Cuidado com o ouvido e audição para todos”. Para Sheila Balen, coordenadora da Base de Audição em Linguagem, cuidar da saúde auditiva é importante para manter nossa interação com as pessoas. “Uma pessoa que perde audição pode começar a ter isolamento social, porque começa a ouvir e não entender o que as pessoas dizem e isso pode gerar impactos psicossociais importantes”, destaca ela.

Ainda de acordo com a pesquisadora, as perdas auditivas começam a gerar desatenção e a perda de informações principalmente em locais ruidosos ou com outros sons competitivos. Dentre os cuidados básicos, ela atenta para evitar a exposição a ambientes com ruídos, não utilizar hastes flexíveis ou outros objetos dentro do ouvido, diminuir a intensidade do volume dos fones de ouvido, além de buscar avaliação médica e fonoaudiológica sempre que sentir alterações ou dificuldade na audição.

Os conteúdos produzidos para a campanha de conscientização estarão disponíveis nos canais oficiais do LAIS/UFRN.