Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
O desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de audiologia são indispensáveis para o aprimoramento de tecnologias capazes de melhorar a qualidade de vida de cidadãos que convivem com distúrbios auditivos. Com o intuito de fortalecer esse debate, na manhã desta terça-feira (02), a professora permanente da Escola de Ortofonia e Audiologia, da Universidade de Montreal, no Canadá, Adriana Lacerda, conheceu as instalações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN), em Natal/RN, a convite das coordenadoras da Base de Pesquisa de Audição e Linguagem, Sheila Balen e Arielly Nunes.
Detalhes dos projetos, como Tecnologia em Audiologia, RevELA, Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e Sífilis Não, foram apresentados à professora visitante. Após conhecer as pesquisas, Adriana Lacerda reforçou a possibilidade de colaborações internacionais voltadas para o intercâmbio de pesquisadores do LAIS/UFRN com a Universidade de Montreal, de forma horizontal, em que as expertises possam ser compartilhadas em benefício de estudos desenvolvidos no Brasil e no Canadá. Os cursos na área de Formação Humana em Saúde, destinados a profissionais de saúde e pacientes, desenvolvidos no âmbito do AVASUS despertaram maior interesse para um futuro trabalho colaborativo.
Adriana Lacerda fez questão de apontar semelhanças entre o que é produzido na Universidade de Montreal e no LAIS/UFRN: “eu fiquei impressionada com todos os projetos que conheci hoje, principalmente, os da tecnologias 3D e o da odontologia. Mas, o que tem muito a ver com os meus interesses de pesquisa, foi a base de tecnologias assistivas que tem o Projeto RevELA, os cursos de formação para a população e para a capacitação de profissionais de saúde e dos pacientes. Então, acho que nós temos muitas coisas em comum,” concluiu.
Base de Audição e Linguagem
A Base de Audição e Linguagem do LAIS/UFRN desenvolve pesquisas e tecnologias na área da audiologia. O objetivo principal dessas inovações é identificar, avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios da audição. Além disso, esses dispositivos podem interferir nas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento, e assim melhorar a qualidade de vida do paciente que convive com distúrbios auditivos e proporcionar acessibilidade auditiva.
Saúde Auditiva do Escolar, Tecnologia em Audiologia e Projeto Sintonia são alguns dos estudos executados pela base.