Projetos

Saúde Auditiva do Escolar

O projeto tem como objetivo desenvolver, validar e implementar um programa de saúde auditiva do escolar que engloba a identificação, monitoramento e educação em saúde auditiva de alunos da Rede de Educação de Municípios e Estados no contexto escolar visando atuar na promoção e prevenção em diferentes níveis de atenção à saúde.

O sistema baseia-se no desenvolvimento de um sistema computadorizado que integra mobilidade, interatividade, e possibilita o gerenciamento e monitoramento de informações para os Fonoaudiólogos que atuam na Atenção Primária ou Atenção Especializada para analisar os dados coletados e dimensionar novas ações de promoção de saúde no ambiente escolar.

 

Saúde Auditiva do Escolar

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Resolutividade

Aumentar a eficácia nos encaminhamentos e no monitoramento dos problemas auditivos detectados na escola

Comunicação

Contribuir para a resolutividade dos problemas auditivos em escolares com aperfeiçoamento da comunicação entre escola, atenção básica e especializada

Acessibilidade

Minimizar consequências da deficiência auditiva e/ou dos transtornos do processamento auditivo em escolares

Evolução do Projeto

Veja os acontecimentos que marcaram o Saúde Auditiva do Escolar

2015

Desenvolvimento de Curso à Distância sobre o Uso do Sistema FM no Ambiente Escolar para professores da Rede Pública de Ensino.

2016

Estudo epidemiológico em escolares do Município de Natal.

2017

Tradução e validação do Teste de Dígitos no Ruído para adolescentes, adultos e idosos.

2018

Validação do Teste de Dígitos no Ruído para crianças e de audiometria automatizada utilizando ipad e desenvolvimento e validação do Sistema de Saúde Auditiva do Escolar (SAE).