Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
O cuidado integrado e de alta qualidade para as crianças usuárias dos serviços de audiologia do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte, foi o tema norteador das discussões da Reunião inaugural da Rede Colaborativa de Cuidados Auditivos Integrais na Infância do Rio Grande do Norte, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), de forma híbrida. O evento foi promovido pela base de pesquisa Audição e Linguagem do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), em parceria com a Academia Brasileira de Audiologia (ABA) e os serviços especializados do RN, CERAE/RN, Anita Garibaldi/ISD e Centro SUVAG do RN.
A mesa de abertura contou com a participação presencial de Silvana Zucolotto Langassner, Pró-Reitora de Pesquisa da UFRN, Antonio Costa, Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN; Elodie de Warlincourt, membro diretora da Hear the World Foundation; Sheila Andreoli Balen, Coordenadora do Projeto e do evento, Beatriz Pereira da Silva, representando a Coordenação da Rede da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP). Já de forma online, estiveram presentes, Ingrid Gielow, Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Marine Rosa, da Academia Brasileira de Audiologia, Beatriz de Castro Andrade Mendes e Kátia de Almeida, ambas membros do comitê científico da ABA e coordenadoras do Curso de Capacitação do Fonoaudiólogo na Atuação em Saúde Auditiva Pediátrica da Academia Brasileira de Audiologia em parceria com a Fundação Hear the World.
Em sua fala de abertura, a coordenadora do projeto e do evento, Sheila Andreoli Balen, falou sobre os objetivos centrais da Rede Colaborativa, voltada à formação e à qualificação de profissionais que atuam na atenção auditiva infantil no SUS. “Esse evento inaugura nossa rede colaborativa de cuidados auditivos integrais na infância no Rio Grande do Norte, na tentativa de trabalharmos com a formação qualificada e atualizada dos profissionais fonoaudiólogos que atuam na identificação, diagnóstico, amplificação pediátrica e reabilitação auditiva de crianças com deficiência auditiva no Sistema Único de Saúde e utilizando algumas medidas e estratégias de telessaúde, principalmente com teleconsultoria e teleconsulta, para que a gente possa testar um modelo híbrido de atenção e cuidado às crianças com deficiência auditiva na rede do SUS, para que tenhamos realmente pessoas com deficiência auditiva bem desenvolvidas e incluídas de forma natural na nossa sociedade”, destaca.
A programação contou com palestras de representantes da Hear the World Foundation, organização que apoia crianças em países de baixa e média renda com necessidade de acesso a cuidados audiológicos. Participaram Elodie de Warlincourt, diretora-geral da fundação, e Jacqueline Brittany Drexler, audiologista da instituição, ambas vindas da Suíça. Na apresentação, as palestrantes falaram sobre como é feita a atuação global da instituição, com foco nos projetos relacionados à prevenção, triagem, intervenção, reabilitação e acompanhamento de crianças com perda auditiva em países de baixa e média renda. A fundação foi criada em 2006, pela Sonova Group, e oferece apoio técnico, financeiro e de capacitação profissional para as organizações parceiras.
Durante sua fala, Elodie de Warlincourt, diretora-geral da Hear the World Foundation, destacou seu entusiasmo com o início da parceria com o LAIS/UFRN e o impacto esperado para o fortalecimento da saúde auditiva no Estado. “Essa colaboração está começando e estamos muito felizes por termos conseguido fazer esse acordo. E este projeto visa expandir essa colaboração para áreas mais remotas do estado do Rio Grande do Norte. Então, estamos muito felizes por podermos fazer isso. Trata-se não apenas de levar esse treinamento a áreas mais remotas, mas também de ajudar na colaboração com a universidade, para aprimorar as habilidades em teleaudiologia”, afirma.
Na participação de Jacqueline Brittany Drexler, audiologista da Hear the World Foundation, ela destacou a importância do encontro como um momento de alinhamento entre os parceiros do projeto e de fortalecimento da colaboração internacional. “Acho que o dia de hoje tem sido fantástico, e o mais importante sobre esse momento é que, antes de realmente iniciarmos o projeto, conseguimos reunir todas as pessoas que vão estar envolvidas para garantir que todos estejam na mesma página. É uma grande iniciativa e precisamos de todos esses parceiros juntos para alinhar os objetivos. Acho que também é muito valioso, para nós que estamos sediados na Suíça com a Fundação Hear the World, poder ver de perto quem são as pessoas que vão atuar localmente, aqui no Brasil, e entender melhor o papel que cada organização desempenha nesse contexto”, aponta.
Seguindo a programação, Beatriz de Castro Andrade Mendes (PUC/SP e ABA) e Katia Almeida (Santa Casa Misericórdia de São Paulo e ABA) apresentaram o Curso de Capacitação do Fonoaudiólogo na Atuação em Saúde Auditiva Pediátrica, em seguida, Maria de Jesus Gonçalves, do Departamento de Fonoaudiologia da UFRN apresentou um panorama da Formação em Fonoaudiologia na UFRN e no Brasil.
A programação também contou com uma série de palestras que abordaram a troca de experiências e o fortalecimento das ações voltadas à saúde auditiva no Rio Grande do Norte. Entre os temas apresentados, estavam: a atuação da Rede da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio Grande do Norte, com Beatriz Suellen Pereira da Silva (SESAP/RN), e a apresentação dos Centros de Reabilitação e Serviços de Saúde Auditiva, representados por Mariana Guimarães de Brito (Centro SUVAG/RN), Rogéria Dias (Instituto Santos Dumont) e Monique Ramos Pasquoal Dutra (CERAE/RN). Também foi apresentado o Projeto Rede Colaborativa para os Cuidados Auditivos na Infância do Rio Grande do Norte, pela pesquisadora Sheila Andreoli Balen (LAIS/UFRN), seguido de um bate-papo sobre as metas, atividades e indicadores do projeto, conduzido por Joseli Soares Brazorotto (LAIS/UFRN), que discutiu os desafios e as possíveis estratégias para superá-los.
O evento reuniu estudantes, profissionais, docentes e pesquisadoras na área de Audiologia, todos com objetivo de fortalecer o cuidado auditivo na infância no Rio Grande do Norte.