Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Plataformas como o sistema de regulação de leitos dos hospitais públicos, Regula RN, o prontuário do paciente eletrônico, PEP, são alguns dos exemplos das diversas inovações que o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) vem desenvolvendo para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes atendidos pelos SUS, não apenas no Rio Grande do Norte, mas em outros estados brasileiros. Essas inovações trazem reconhecimento nacionais, como a premiação dos “100 Mais Influentes da Saúde”, recebida pelo diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim.
A premiação ocorreu na última semana, em São Paulo, reunindo empresários e gestores da área da saúde de todo o pais. Juntamente com o diretor do LAIS, receberam a premiação o Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, e o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Paulo Rebello.
A premiação ocorre em diversas categorias, entre elas Tecnologia e Inovação a qual elencou o diretor executivo do LAIS como um dos nomes de destaque da área. “Esse reconhecimento demonstra a qualidade do trabalho que o LAIS tem feito no contexto nacional e internacional, contribuído com o Brasil para superar diversos desafios, como o enfrentamento à sífilis, zica e à covid 19. Isso só aumenta a nossa responsabilidade em continuar sendo uma ferramenta de intervenção para as políticas públicas no SUS”, ressaltou Ricardo Valentim.