Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O Prontuário Eletrônico do Paciente é uma plataforma inteligente para o registro digital e integrado dos dados de saúde dos pacientes. O PEP+ RN foi um dos exemplos de saúde digital citados durante a mesa de debates com o tema “Saúde digital e inovação tecnológica: perspectivas do RN, integrante da programação do I Congresso Potiguar de Atenção à Saúde.

A mesa, coordenada pelo professor e ex-secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, contou com a participação da secretária de saúde, Lyane Ramalho, do diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, Ricardo Valentim, do diretor de tecnologia da informação da Ebserh, Giliate Cardoso e dos representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Thiago Fontana e Felipe Ferré, respectivamente.

Foi durante a fala de Felipe Ferré que o representante do CONASS ressaltou o trabalho realizado pelo LAIS na construção de ferramentas importantes para a saúde digital, como o PEP + RN, resultado de uma parceria entre o LAIS e a SESAP. “Baixo custo e muita entrega de um produto que conseguiu um resultado inédito no SUS, integrando todas as informações do paciente em uma única plataforma”, ressaltou Ferré.

Ricardo Valentim também reforçou as inovações em saúde digital criadas pelo LAIS que auxiliarem todo o Rio Grande do Norte a superar as crises durante a pandemia da covid 19. Alguns exemplos como o Regula RN e o RN Mais Vacinas se transformaram em plataformas permanentes, transformando o cotidiano da saúde. “RN está à frente no trabalho que vem sendo feito, mais perto do município, para a atenção, para o serviço de saúde, com transparência e dados qualificados”.

Para o diretor do LAIS este é o maior desafio do Ministério da Saúde, colocando-se no papel de articular entre as diversas experiências positivas que estão sendo colocadas em práticas. “Olhar para as experiências que são feitas em todo o Brasil e que podem estar presentes, nacionalmente”, finalizou.