Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Por meio de uma Ciência colaborativa e direcionada à saúde auditiva da população, a Base de Pesquisa de Audição em Linguagem, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) desenvolve, durante todo o mês de fevereiro de 2023, uma pesquisa voltada à melhoria nos estudos sobre transtornos auditivos. A iniciativa conta com diferentes procedimentos e testes auditivos, que além de fornecerem uma avaliação audiológica para os voluntários, irão contribuir para novas descobertas no campo da saúde auditiva de crianças e de adultos.

Os voluntários adultos estão inseridos em dois focos de pesquisa: um relacionado à Espectroscopia Funcional em Infravermelho Próximo, conhecido pela sigla em inglês fNIRS (functional Near-Infrared Spectroscopy) e ao Frequency Following Response (FFR), procedimentos capazes de avaliar como partes do sistema nervoso, responsáveis pelo processamento do som, analisam os estímulos e que tipo de respostas elas apresentam.

Os exames, não-invasivos e indolores, traçam um padrão de respostas, contribuindo com relatórios de pesquisa que mapeiam parâmetros normativos como faixa etária, sexo e nível socioeconômico. Também são realizadas, como critérios de inclusão, as emissões otoacústicas (teste da orelhinha) e a imitância acústica, para investigar possíveis inflamações no ouvido.

Os resultados dos exames serão disponibilizados para os participantes, que além de contribuírem com as pesquisas desenvolvidas na área, irão receber uma avaliação audiológica. De acordo com Sheila Balen, coordenadora da Base, a participação da comunidade é fundamental para “auxiliar a conhecer quais são os parâmetros de normalidade para que se possa avaliar as populações clínicas com outras alterações auditivas, de linguagem e cognição”.

Agendamento
Os procedimentos são realizados na sala da Base de Audição e Linguagem, na sede do LAIS, que fica na Rua do Motor, 282, Praia do Meio, em Natal/RN. Mas atenção, o horário deve ser agendado previamente, com foco em adultos de até 40 que não possuam nenhuma comorbidade, doença ou queixas auditivas e em crianças de até 2 anos, que não tenham nascido prematuras e com condições físicas adequadas. Para o agendamento, é necessário entrar em contato por meio do número (84) 8898-4670.