Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

“Média-arte digital aplicada à saúde pública: a disrupção criativa no enfrentamento da sífilis”. Este o título da tese de doutorado de Maurício Oliveira Júnior, defendida no final de 2022, na Universidade Aberta de Portugal (UAb). O trabalho, mais um resultado do Projeto “Sífilis Não”, foi condecorado com a Carta de Mérito Acadêmico, concedida pela reitoria da instituição portuguesa.

A Carta de Mérito Acadêmico é destinado aos trabalhos que se destacam pelo percurso acadêmico excepcionais e merecem o reconhecimento da comunidade UAb. “Os estudantes que se destacam pela excelência dos seus resultados são inspiradores e merecedores do nosso orgulho. Esta Carta de Mérito distingue e enaltece todo o trabalho e dedicação dos últimos anos.

Ao desenvolver seu trabalho, Maurício Oliveira, que também é pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), teve como objetivo investigar campanhas de comunicação em saúde pública e como um artefato tecnológico utilizado nessas campanhas para enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis apresenta-se como uma alternativa à produção tradicional e qual o impacto do seu uso. “Os resultados apontam para propostas direcionadas para a melhoria da qualidade no atendimento da atenção na saúde pública” afirmou o pesquisador.

Quanto ao reconhecimento, o pesquisador vê como um novo estímulo para a continuidade nas investigações científicas com resultados práticos para a sociedade. “O prêmio traz energia para que o caminho acadêmico continue em novos projetos.”