Por Bruno Cássio e Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Os serviços públicos de saúde do Brasil terão um salto de qualidade e de promoção da equidade com a contribuição da Educação Mediada por Tecnologias e a ajuda do legado conquistado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). É que a plataforma, que conta com mais de 1 milhão de alunos matriculados, já abriga módulos educacionais do Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS (Especializa AUDSUS), permitindo a conexão de auditores do SUS, de vários lugares do país, com conteúdos atualizados e comprometidos com o bom exercício da atividade de auditoria. 

Nesta quarta-feira (08), foi realizada a aula inaugural do primeiro curso voltado à qualificação de auditores que atuam no Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS, nos níveis municipal, estadual e federal. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS/UFRN) e contou com a presença do auditor-geral do SUS, Alexandre Rodrigues, da coordenadora-geral de Inovação e Promoção do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), Adelina Feijão, do diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, da diretora da Escola de Saúde (ESUFRN), Mércia Maria de Santi, além da participação remota dos 200 estudantes selecionados e matriculados no curso.

O Especializa AUDSUS tem a duração prevista de 18 meses, com carga horária total de 390 horas, realizado na modalidade autoinstrucional, que proporciona um aprendizado autônomo, onde o aluno gerencia o tempo que tem disponível para acessar a plataforma. Ao final, todos os especializandos apresentarão um relato de experiência, como trabalho de conclusão do curso (TCC). O primeiro curso nacional de especialização destinado aos auditores do SUS está sendo viabilizado a partir de uma cooperação técnica entre a Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do LAIS/UFRN, e conta com a parceria da Escola de Saúde (ESUFRN) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

O auditor-geral do SUS, Alexandre Rodrigues, destaca a importância da iniciativa desenvolvida com o LAIS/UFRN para a realização desse curso de especialização: “Essa é a primeira especialização que a gente está fazendo voltada, diretamente, para a auditoria interna do Sistema Único de Saúde, e a parceria com o LAIS tem sido muito produtiva.” Além do Especializa AUDSUS, o trabalho colaborativo com o LAIS/UFRN contempla a oferta de oportunidades para mestrado, dentro do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN), e de doutorado, no âmbito de uma cooperação internacional com a Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT). 

Para Adelina Feijão, coordenadora-geral de Inovação e Promoção do SNA, os frutos colhidos desse curso vão ser visíveis para o cidadão que utiliza os serviços do SUS, já que “esse curso vai dar ferramentas aos auditores para poder contribuir com mais qualidade no seu processo de trabalho, e isso vai repercutir, diretamente, na prestação de serviços no SUS. O nosso cliente maior, dentro dessa política, é o usuário, e acreditamos que esse curso vai possibilitar aos nossos auditores olhar com mais cuidado e zelo para a execução das políticas públicas”, finaliza.

O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, celebrou a boa repercussão nacional que essa ação de parceria com a AudSUS está alcançando e destacou que isso só é possível com o apoio de instituições da própria UFRN: “o LAIS tem essa singularidade, a gente está presente, transversalmente, em toda a Universidade, e esse curso vai contribuir para um olhar diferente para a auditoria, uma auditoria responsável, que ajuda e contribui para qualificar a gestão pública no SUS”. 

Já a diretora da ESUFRN, Mércia Maria de Santi, chamou a atenção para os ganhos que serão proporcionados na qualificação desses profissionais: “a saúde e o SUS precisam desse profissional capacitado, é uma área que, cada vez mais, vem sendo buscada”, enfatizou.   

A gravação da transmissão do evento está disponível em nosso canal no YouTube e você pode acessar clicando aqui

Conhecendo experiências inovadoras

Nesta mesma agenda de trabalho, o auditor-geral do SUS, Alexandre Alves Rodrigues, aproveitou sua vinda ao Rio Grande do Norte para conhecer, detalhadamente, projetos desenvolvidos pelo LAIS/UFRN em diversas áreas ligadas à inovação tecnológica em saúde. Nesta terça-feira (07), Rodrigues visitou a sede do Laboratório que fica em um dos subsolos do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN). 

Em cada base de pesquisa visitada, uma nova descoberta e a certeza de que o trabalho de pesquisadores em favor da saúde deve ser sempre valorizado. Tecnologias assistivas para pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica, dispositivo que realiza a indicação preventiva para o diagnóstico de osteoporose e Duo Teste para sífilis e HIV estiveram entre as ferramentas que mais chamaram a atenção do visitante. 

Além da parceria na área de qualificação dos auditores do Sistema Único de Saúde (SUS), os pesquisadores do LAIS/UFRN também estão contribuindo com a produção de uma solução tecnológica para auxiliar o trabalho de auditoria de grandes volumes de dados a serem analisados e, assim, apontar possíveis indícios de fraudes: “nós vamos conseguir minimizar as atividades in loco, através de um monitoramento mais constante, tecnológico, digital, onde a gente possa auxiliar melhor a gestão, indicando possíveis problemas”.  

Ao final da visita, o auditor-geral do SUS ressaltou a importância das parcerias com o LAIS/UFRN: “eu sinto uma satisfação grande de ter uma parceria com um Laboratório que realiza uma atividade que busca trazer qualidade para o serviço de saúde que é entregue para a população”, concluiu.